Qual a função do Representante Comercial

Uma confusão bastante recorrente é a diferença entre representante comercial e vendedor. Muitas pessoas acreditam se tratar de uma mesma profissão, mas que apesar de terem funções semelhantes ambas possuem competências, responsabilidades e habilidades distintas.

A diferença básica é que um vendedor é um empregado da empresa, enquanto que o representante comercial desenvolve suas atividades de forma autônoma.

Para muitas empresas, contratar vendedores significa ter mais controle sobre a jornada de trabalho e suas atividades, porém representa maiores custos trabalhistas.

Como o representante comercial não possui vínculo empregatício, significa menores custos trabalhistas, mas a empresa passa a não ter tanto controle sobre suas atividades.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que faz um representante comercial, continue a leitura do nosso post e saiba qual a função deste profissional.

Funções de um representante comercial

Não há dúvidas que a maior função de um representante comercial é vender. No entanto, muito mais que oferecer produtos e/ou serviços para possíveis consumidores ele passa a ser o elo mais importante no relacionamento com o cliente e no suporte.

Vale destacar que é o representante comercial que acaba tendo maior contato com o cliente, no entanto, por não ter vínculo empregatício com a empresa, nem sempre estabelecer uma relação de confiança com o consumidor é um processo fácil e algumas vezes requer tempo para gerar credibilidade diante do comprador.

Mas quando fidelizado o cliente, a relação se estabelece de forma longa e duradoura, o que é extremamente benéfico para a empresa, já que tem um cliente conquistado.

Além deste relacionamento, outra função do representante comercial é a parte de suporte, é através dele que produtos com defeitos, pedidos errados e entregas atrasadas acabam recaindo.

O que exige jogo de cintura para que todo o esforço de conquistar clientes não acabe sendo em vão. Um bom representante comercial saberá contornar a situação e evitar que o cliente migre para a concorrência.

Entre as principais tarefas e responsabilidades de um representante comercial se destacam:

  • Visitar clientes periodicamente;
  • Manter o cadastro de clientes atualizado;
  • Enviar pedidos conforme orçamento e procedimentos definidos com a contratada;
  • Honrar com o compromisso assumido com a contratada (através de um contrato) referente ao produto a ser vendido;
  • Enviar relatórios solicitados pela contratada nos prazos definidos;
  • Conhecer os procedimentos de crédito, expedição e entrega.

Além de todas as responsabilidades e tarefas que um representante comercial deve possuir é fundamental que ele conheça o Plano de Vendas elaborado pela empresa contratante e a lista de preço estabelecida em relação aos produtos.

O representante comercial deve ter habilidades para planejar, dirigir e controlar todas as atividades referentes ao mercado de vendas em momentos instáveis que exigem rápido crescimento das vendas.

O que requer um constante aprimoramento de técnicas para o alcance dos objetivos a qual o profissional se propõe.

Posts relacionados

Revisão da vida inteira
Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (Tema 999 – julgado em 11/12/2019), fixou o entendimento pela possibilidade de aplicação da tese da revisão da vida inteira, que consiste em recalcular a média salarial, considerando todos os salári…

Advogado especialista em direito imobiliário
O advogado especialista em direito imobiliário é um profissional que pode auxiliar o cliente na realização ou arrependimento das transações envolvendo imóveis, seja compra e venda, doação, locação de imóveis residenciais e comerciais, pos…

Inventário extrajudicial: Você precisa de um advogado
A perda de um ente querido é um momento que requer a realização de vários procedimentos complexos, tanto do ponto de vista psicológico quanto do burocrático. Neste último, um dos processos que devem ser iniciados é o do inventário extrajudic…