Uma confusão bastante recorrente é a diferença entre representante comercial e vendedor. Muitas pessoas acreditam se tratar de uma mesma profissão, mas que apesar de terem funções semelhantes ambas possuem competências, responsabilidades e habilidades distintas.
A diferença básica é que um vendedor é um empregado da empresa, enquanto que o representante comercial desenvolve suas atividades de forma autônoma.
Para muitas empresas, contratar vendedores significa ter mais controle sobre a jornada de trabalho e suas atividades, porém representa maiores custos trabalhistas.
Como o representante comercial não possui vínculo empregatício, significa menores custos trabalhistas, mas a empresa passa a não ter tanto controle sobre suas atividades.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que faz um representante comercial, continue a leitura do nosso post e saiba qual a função deste profissional.
Funções de um representante comercial
Não há dúvidas que a maior função de um representante comercial é vender. No entanto, muito mais que oferecer produtos e/ou serviços para possíveis consumidores ele passa a ser o elo mais importante no relacionamento com o cliente e no suporte.
Vale destacar que é o representante comercial que acaba tendo maior contato com o cliente, no entanto, por não ter vínculo empregatício com a empresa, nem sempre estabelecer uma relação de confiança com o consumidor é um processo fácil e algumas vezes requer tempo para gerar credibilidade diante do comprador.
Mas quando fidelizado o cliente, a relação se estabelece de forma longa e duradoura, o que é extremamente benéfico para a empresa, já que tem um cliente conquistado.
Além deste relacionamento, outra função do representante comercial é a parte de suporte, é através dele que produtos com defeitos, pedidos errados e entregas atrasadas acabam recaindo.
O que exige jogo de cintura para que todo o esforço de conquistar clientes não acabe sendo em vão. Um bom representante comercial saberá contornar a situação e evitar que o cliente migre para a concorrência.
Entre as principais tarefas e responsabilidades de um representante comercial se destacam:
- Visitar clientes periodicamente;
- Manter o cadastro de clientes atualizado;
- Enviar pedidos conforme orçamento e procedimentos definidos com a contratada;
- Honrar com o compromisso assumido com a contratada (através de um contrato) referente ao produto a ser vendido;
- Enviar relatórios solicitados pela contratada nos prazos definidos;
- Conhecer os procedimentos de crédito, expedição e entrega.
Além de todas as responsabilidades e tarefas que um representante comercial deve possuir é fundamental que ele conheça o Plano de Vendas elaborado pela empresa contratante e a lista de preço estabelecida em relação aos produtos.
O representante comercial deve ter habilidades para planejar, dirigir e controlar todas as atividades referentes ao mercado de vendas em momentos instáveis que exigem rápido crescimento das vendas.
O que requer um constante aprimoramento de técnicas para o alcance dos objetivos a qual o profissional se propõe.