Advogado para Empresa: Por que contratar?

O capital humano é considerado um dos ativos mais importantes de uma empresa. Por isso, na hora de contratar os colaboradores os empresários se concentram nas áreas tidas como mais estratégicas. Para acertar no contrato e todas as suas peculiaridades e realmente fazer uma contratação correta, contar com advogado para empresa pode ser medida assertiva.

A contratação de um profissional segue dois princípios básicos: o primeiro é encontrar um colaborador qualificado para a função e o segundo é garantir que esse profissional seja capaz de agregar valor à empresa, ajudando no cumprimento das metas da organização. Considerando que a atuação do advogado para empresa vai muito além da resolução de problemas pontuais, podendo contribuir também nas atividades rotineiras, deixar de admitir esse profissional é uma atitude que pode prejudicar o desempenho do negócio no presente e no futuro.

A seguir, saiba mais sobre as vantagens de ter um advogado empresarial e como contratar esse profissional.

Quais são os benefícios de contratar um advogado para empresa?

Todas as relações desempenhadas por uma empresa, seja na realização de negócios ou no contato com os funcionários, deve estar de acordo com a lei vigente. Do contrário, a empresa fica sujeita às sanções legais e pode ter problemas com a justiça.

O advogado para empresa auxilia a organização a ficar em concordância com as obrigações fiscais e trabalhistas, bem como oferece assessoria jurídica na hora de fechar contratos com outras empresas. Confira a seguir as principais vantagens de ter um profissional de direito empresarial:

Estabelecer o melhor modelo jurídico para a empresa

Esse benefício é particularmente interessante para as empresas que estão na fase inicial de estruturação. Nesse caso, o advogado empresarial faz uma análise minuciosa do negócio planejado e oferece para os sócios o modelo jurídico que melhor atende às necessidades da empresa.

O modelo mais comumente utilizado no Brasil é a constituição de uma sociedade empresária limitada (LTDA). Outras estruturas que podem ser sugeridas dependendo do caso são a realização de uma parceria empresarial (conhecida também como joint venture) ou uma sociedade anônima (S.A.).

Assessoria nos financiamentos da empresa

Quando um empresário necessita de novos aportes financeiros a variedade de possibilidades, sobretudo quando o capital vem de terceiros, pode causar dúvidas quanto às implicações jurídicas. Nesse momento, o advogado para empresa atua como um assessor, mostrando quais são as repercussões jurídicas das modalidades de empréstimos disponíveis no mercado.

Realização de contratos mais seguros

Com um profissional de direito empresarial os contratos firmados com os fornecedores são mais protegidos legalmente. Isso porque, o advogado analisa os riscos que possam surgir na celebração de negócios, mostrando alternativas mais seguras para a empresa.

Como contratar um advogado de empresa?

Ao escolher um advogado para empresa é importante ficar atendo aos seguintes aspectos:

  • Formação do profissional;
  • Experiência em empresas com características similares (porte, segmento, entre outros);
  • Postura do advogado, percebida principalmente em entrevistas presenciais.

Outra forma de obter os serviços de um advogado empresarial é por meio da contratação de uma assessoria jurídica. No processo de escolha do escritório que prestará o serviço, é importante averiguar se a empresa possui experiência com casos semelhantes e se ela atua de maneira proativa. A abordagem preventiva das questões jurídicas reduz exponencialmente as chances de ocorrer alguma demanda judicial.

O gerenciamento de um negócio exige do empresário um controle minucioso de todas as atividades desempenhadas. Por esse motivo, a contratação de um advogado para empresa oferece os recursos necessários para que a organização atue e cresça com a segurança jurídica necessária. Caso queira conhecer a assessoria jurídica prestada pelo escritório de advocacia Guimarães e Ruggiero Advogados, basta entrar

Posts relacionados

Revisão da vida inteira
Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (Tema 999 – julgado em 11/12/2019), fixou o entendimento pela possibilidade de aplicação da tese da revisão da vida inteira, que consiste em recalcular a média salarial, considerando todos os salári…

Advogado especialista em direito imobiliário
O advogado especialista em direito imobiliário é um profissional que pode auxiliar o cliente na realização ou arrependimento das transações envolvendo imóveis, seja compra e venda, doação, locação de imóveis residenciais e comerciais, pos…

Inventário extrajudicial: Você precisa de um advogado
A perda de um ente querido é um momento que requer a realização de vários procedimentos complexos, tanto do ponto de vista psicológico quanto do burocrático. Neste último, um dos processos que devem ser iniciados é o do inventário extrajudic…