Você sabe reivindicar os seus direitos diante de uma compra com falhas e se o fabricante não prestar a assistência técnica? Você, empresário, dá conta de todas as taxas sem a ajuda de um profissional de direito? São diversas questões do dia a dia que requerem o auxílio de uma assessoria jurídica.

Escritório de advocacia

Esse nicho do direito pode lidar tanto com dificuldades já existentes quanto impedir o surgimento de novos problemas. Isto é, a assessoria presta um serviço de prevenção, visando a economia do seu tempo e de seus recursos financeiros. Normalmente, esse serviço pode ser requisitado por pessoas físicas e jurídicas.

Vale salientar que a assessoria jurídica está ligada a praticamente todos os segmentos do direito. De modo geral, esse profissional vai dar o suporte ao seu cliente a fim de tirar dúvidas a respeito da legislação. Além disso, o objetivo primordial é estar em dia com todas as exigências legais.

Como atua uma assessoria jurídica nos dias de hoje?

Basicamente, a assessoria jurídica tem a missão de impedir problemas a curto, médio e longo prazo. Sendo que a atuação deste consultor varia desde temas essenciais, bem como afazeres simples dentro de uma empresa, loja ou indústria.

Quando esse trabalho é realizado de maneira bem sucedida tem a possibilidade de apresentar resoluções ágeis e definitivas, assegurando que o serviço será feito de modo correto, e mais vantajoso.

Outra característica esperada de um bom advogado do nicho de assessoria jurídica é a especialização no seu campo de atuação. Afinal, a intenção do empreendedor ou empresário é repassar essas pendências para desafogar a sua rotina e se concentrar nas suas prioridades.

Deste modo, o atendimento necessita ser feito de inúmeras formas. Isto é, é indicado aproveitar todas as tecnologias para otimizar esse contato entre cliente e advogado. É possível agendar reuniões presenciais, telefônicas, virtuais e até trocar mensagens instantâneas em casos especiais.

Quais os benefícios de contar com assessoria jurídica?

De acordo com o Portal Administradores, esse tipo de consultoria pode ser útil em várias frentes. Um ótimo exemplo é através da ajuda no contexto trabalhista, fornecendo o devido esclarecimento a respeito da legislação vigente.

Vale salientar que essa indicação é essencial para fazer a contratação ou demissão de empegados. Isso faz com que o perigo de sofrer ações na Justiça Trabalhista caia drasticamente. Além disso, você pode recorrer a mão de obra terceirizada de maneira correta e sem cometer irregularidades.

Como se trata de um serviço contínuo, esse profissional vai ganhar uma quantia certa todo o mês. Assim, você pode fazer o planejamento anual sem nenhum problema. Totalmente ao contrário do que ocorre quando se necessita chamar alguém para solucionar problemas isolados.

Além da diminuição de recursos, a prevenção de riscos judiciais é uma das principais vantagens de ter uma assessoria jurídica. Contudo, é mais comum que os empresários só busquem por essa assistência quando já cometeram alguma irregularidade.

E não adianta “chorar após o leite derramado, não é”? Ditado popular a parte, você poderia somente se defender e minimizar o prejuízo.

Por isso, a consultoria pode ser vista como uma forma de investimento e não prejuízo. Afinal, uma empresa sem nenhuma complicação tem muito mais chance de se consolidar no mercado, atrair clientes e fortalecer relações com parceiros.

Você quer saber ainda mais sobre a assessoria jurídica? Confira mais informações sobre as áreas de atuação da GR Advogados.

Posts relacionados

Advogado Especialista em Assessoria Jurídica
A complexidade legal para abertura e operação de empresas no Brasil demanda que os negócios, independentemente do porte e segmento, precisem do auxílio de um advogado especialista em assessoria jurídica para mitigar problemas com a observância …

Direito para startup: Como funciona?
Com a expansão desse modelo de negócio, os empreendedores precisam pensar desde o primeiro momento no direito para startup, garantindo que a empresa emergente esteja em conformidade com as questões legais exigidas. Ainda que tenha característi…

Quando contratar uma consultoria jurídica?
Apesar da expectativa do empresariado para 2020 estar mais positiva, alcançando os 80% conforme reportagem publicada pelo jornal DCI, é fundamental que os gestores sejam mais preventivos quando o assunto é o controle de gastos. Isso inclui não so…