Adicional de Insalubridade é um direito do trabalhador

A legislação do trabalho protege todos os trabalhadores que, por sua vez, trabalham em contato com agentes insalubres, com o intuito de protegê-los, já que esses agentes podem prejudicar a saúde. No entanto, uma das principais dúvidas é saber como poder ser o adicional de insalubridade e quem possui esse direito.

adicional de insalubridade

Em primeiro lugar, é preciso que saiba que o trabalhador poderá ganhar 10%, 20% ou 40% de adicional, sendo que vai depender e variar conforme o grau e tipo de caso.

A insalubridade é considerada a atividade que deixa o trabalhador exposto a situações nocivas à saúde e que estão acima dos limites de tolerância pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Como o cálculo é feito?

O cálculo pode deverá ser feito tendo como base o salário mínimo. A porcentagem é definida pelo Sindicato de classe da categoria ou por meio da decisão judicial, que irá decidir qual é o grau de insalubridade de cada tipo de serviço.

Assim, depois de análise do caso, a justiça irá definir se o adicional irá pertencer ao grau mínimo, médio ou máximo.

Posts relacionados

Entenda como funciona a reclamação trabalhista
Muitas pessoas buscam saber como funciona a reclamação trabalhista de olho em uma possível reparação após se sentirem lesadas, de alguma forma, por uma empresa com quem possuíam vínculo empregatício. Dentro da extensa área de direito trabal…

Direito trabalhista: Assessoria Jurídica Trabalhista em tempos de crise
Estar atento a todos os detalhes do direito trabalhista é um cuidado que deve estar sempre entre as prioridades de todas as empresas, de modo a evitar futuras dores de cabeça com passivos trabalhistas e outras dúvidas relacionadas às obrigações…

Verbas Rescisórias na Pandemia (COVID-19)
Diante do atual cenário nunca vivenciado pelos brasileiros, com a pandemia e, consequentemente, o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, muitos trabalhadores têm dúvidas quanto às verbas a serem pagas pelas empresas em cas…