direito trabalhista

O que é seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um dos itens que mais gera dúvidas em relação aos funcionários. Isso porque, este é um direito trabalhista que pode ajudar e muito os trabalhadores, pois trata-se de uma assistência financeira após demissão.

Ou seja, este seguro consiste em oferecer uma estabilidade e apoio aos empregados que foram demitidos e estão em busca de novas oportunidades.

O benefício só vale para quem foi demitido sem justa causa e equivale ao pagamento de um valor sendo realizado entre 3 a 5 parcelas.

No entanto, este direito só é válido para quem possui pelo menos seis meses de registro em uma mesma empresa. Portanto, todos aqueles que forem demitidos sem justa causa e trabalharem pelo menos seis meses na empresa, possuem direito ao seguro-desemprego.

Como garantir esse benefício?

A advocacia trabalhista afirma que é necessário que o ex-funcionário realize o requerimento entre o 7º ao 120º dia depois da demissão. É preciso preenche-lo e levá-lo a um dos Postos credenciados do Ministério do Trabalho e Emprego ou em um Posto do SINE.

Entre os documentos que precisam ser apresentados estão:

  • Duas vias do Requerimento do Seguro-Desemprego
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho
  • Cartão do Cidadão, Cartão do PIS-PASEP ou extrato atualizado
  • Documentos pessoais de identificação

Após análise da documentação do empregado, o posto de atendimento irá informar se ele possui ou não direito ao seguro-desemprego.

Caso tenha, o valor será calculado com base no salário médio dos últimos três meses trabalhados.

Para mais informações, entre em contato e tenha orientação dos advogados para ir atrás do seu seguro-desemprego.

Posts relacionados

Entenda como funciona a reclamação trabalhista
Muitas pessoas buscam saber como funciona a reclamação trabalhista de olho em uma possível reparação após se sentirem lesadas, de alguma forma, por uma empresa com quem possuíam vínculo empregatício. Dentro da extensa área de direito trabal…

Direito trabalhista: Assessoria Jurídica Trabalhista em tempos de crise
Estar atento a todos os detalhes do direito trabalhista é um cuidado que deve estar sempre entre as prioridades de todas as empresas, de modo a evitar futuras dores de cabeça com passivos trabalhistas e outras dúvidas relacionadas às obrigações…

Verbas Rescisórias na Pandemia (COVID-19)
Diante do atual cenário nunca vivenciado pelos brasileiros, com a pandemia e, consequentemente, o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, muitos trabalhadores têm dúvidas quanto às verbas a serem pagas pelas empresas em cas…