Fale conosco pelo WhatsApp

Quando contratar um Advogado para Aposentadoria?

25maio, 2020

A Previdência Social é um seguro social garantido pelo sistema público do Estado, em que o trabalhador realiza contribuições mensais para ter o benefício da aposentadoria quando não puder mais trabalhar — seja por invalidez, doença ou outro infortúnio —, auxiliando também em benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. Para garantir que a solicitação desses benefícios seja feita tranquilamente, é recomendada a contratação de um advogado para aposentadoria.

Contratar um advogado para aposentadoria é uma medida que permite a obtenção de seus direitos por meio de um processo mais ágil, uma vez que o profissional já sabe como a solicitação deve ser realizada. Dessa forma, o cidadão tem acesso facilitado a seu benefício de aposentadoria.

Por que contratar um advogado para aposentadoria?

É muito comum ter dúvidas no momento de requerer aposentadoria. Apesar da contratação de um advogado não ser obrigatória, este profissional poderá esclarecer quaisquer dúvidas a respeito do processo, garantindo e comprovando seus direitos para que não ocorra nenhum entrave burocrático — por exemplo, evitando que o INSS barre o pedido de aposentadoria devido a algum questionamento por parte do órgão.

Por isso, é indispensável a contratação de um advogado para aposentadoria: este profissional tem capacidade e conhecimento para acompanhar as mudanças burocráticas — tanto na legislação como nas rotinas administrativas — que ocorrem constantemente no sistema. Assim, o contratante não corre risco de perder tempo e dinheiro durante o processo.

É recomendado também recorrer a um advogado previdenciário antes de cumprir os requisitos para se aposentar, ou seja: para realizar um planejamento previdenciário. Assim, o segurado já saberá antecipadamente quando poderá se aposentar, conseguindo adaptar sua renda mensal ao benefício, economizando dinheiro e evitando contribuir mais que o necessário para o INSS.

Quando recorrer a um advogado previdenciário?

Você pode procurar esse profissional quando for buscar benefícios de:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Pensão por morte;
  • Dentre outros.

A análise do advogado para aposentadoria pode ser útil antes mesmo de dar entrada em sua previdência. Isso porque, por meio de um planejamento, o profissional pode sanar as eventuais dúvidas que ocorrem durante esse momento, tais como o melhor período para entrar com o pedido de aposentadoria, os documentos necessários e qual será o valor aproximado do benefício.

Ao fazer essa consulta, é possível saber de antemão, com ajuda de uma simulação, qual o melhor momento para requerer a sua aposentadoria.

Por que contratar um advogado é tão importante?

Apenas um advogado previdenciário será capaz de auxiliar o segurado de forma integral, ou seja, atendendo a todos os requisitos desse procedimento tão burocrático. Após a Reforma da Previdência o trabalho desse profissional se tornou ainda mais importante, uma vez que as mudanças ainda geram muitas dúvidas entre os segurados, especialmente no que diz respeito à obtenção dos seus benefícios, fazendo com que os cidadãos tenham mais segurança durante o processo.

Com a ajuda desse profissional, portanto, é possível consultar as melhores oportunidades, realizando a transição de maneira tranquila e efetiva — especialmente para quem pretende depender exclusivamente dessa renda. O advogado será capaz de instruir seu cliente sobre qual regra previdenciária é a mais vantajosa para o seu caso, oferecendo mais segurança ao cidadão.

É importante reforçar que a legislação previdenciária é uma das que mais sofrem alterações e, por isso, se torna de extrema importância a contratação de um especialista na área. Portanto, não deixe de investir na conquista dos seus direitos e contrate um advogado para aposentadoria.

 

Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp