O assédio moral sofrido pelo empregado bancário é um dos principais problemas enfrentados atualmente pelos funcionários e instituições financeiras
O assédio moral sofrido pelo empregado bancário diz respeito aos comportamentos persistentes e repetitivos de abuso psicológico, humilhação, intimidação, isolamento, exposição ou constrangimento ao empregado da instituição bancária. Esses atos podem ocorrer entre colegas de trabalho, entre subordinados e superiores ou até mesmo por parte de clientes.
Além dos efeitos negativos imediatos causados pelo assédio moral sofrido pelo empregado bancário, esse tipo de violência pode desencadear problemas graves ao empregado. Isso porque o desenvolvimento de doenças mentais pode fazer com que o indivíduo precise ser afastado de suas tarefas. Entenda mais a seguir!
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Quais são as principais causas de assédio moral sofrido pelo empregado bancário?
De acordo com especialistas em direito do setor, existem algumas características do sistema bancário que podem favorecer a ocorrência de assédio moral sofrido pelo empregado bancário. São elas:
Gestores com qualificação profissional inadequada
Se os gestores não possuem a formação adequada para liderar equipes ou não foram treinados em habilidades de gestão de pessoas, eles podem recorrer a táticas de intimidação e humilhação para tentar controlar seus subordinados. A falta de habilidades de comunicação e liderança pode levar a uma dinâmica prejudicial entre gestores e empregados, aumentando as chances de assédio moral sofrido pelo empregado bancário.
Estrutura hierarquizada
O sistema bancário muitas vezes possui uma estrutura hierárquica rígida, com níveis distintos de autoridade e poder. Isso pode criar um ambiente no qual os gestores em posições superiores acreditam ter o direito de exercer controle absoluto sobre seus subordinados, de forma desrespeitosa e truculenta.
Política de competição interna
Muitas instituições bancárias promovem uma cultura de competição interna para alcançar metas, o que pode criar um ambiente de pressão constante, em que os gestores podem recorrer as táticas de assédio moral do empregado bancário para motivar seus subordinados a atingir essas metas.
A competição intensa também pode resultar em um clima de trabalho tóxico, em que a busca por resultados é priorizada em detrimento do bem-estar dos funcionários.
Burocracia excessiva
O sistema bancário pode ser bastante burocrático e complexo. Isso pode levar a situações em que os gestores usam sua autoridade para manipular ou sobrecarregar os empregados com tarefas excessivas e processo burocrático e exaustivo.
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Atitudes que configuram assédio moral bancário
O assédio moral do empregado bancário pode ocorrer de diversas formas, envolvendo atitudes prejudiciais e que causam sofrimento psicológico ao empregado. Algumas das principais atitudes que podem configurar assédio moral neste contexto são:
- Comentários humilhantes;
- Isolamento deliberado;
- Sobrecarga de trabalho injusta;
- Desqualificação constante;
- Intimidação e ameaças;
- Manipulação ou retenção de informações;
- Monitoramento excessivo;
- Criação de um ambiente hostil;
- Ridicularização em público;
- Exploração de vulnerabilidades individuais;
- Difamação;
- Pressão constante e exagerada por resultados;
- Críticas excessivas e infundadas.
Como evitar assédio moral do empregado bancário?
É fundamental que os bancos desenvolvam e coloquem em prática políticas de prevenção do assédio moral aos empregados. Isso pode ser feito a partir de código de ética e conduta, bem como incentivo tanto à conscientização dos prejuízos que esse tipo de violência pode causar.
Também necessário que os empregados sejam incentivados a denunciar a ocorrência do assédio moral, através dos canais do banco. Para que isso ocorra, pode ser necessário um trabalho que ensine as vítimas a identificarem a ocorrência, tornando-se aptos a denunciar o problema.
Sofri assédio moral e agora?
Quem identificou que está passando por assédio moral deve preferencialmente procurar um advogado trabalhista para receber assessoria legal especializada sobre a questão. Este profissional possui conhecimento aprofundado a respeito da legislação trabalhista, analisando detalhadamente os aspectos legais da situação.
O escritório de advocacia Guimarães e Ruggiero é especializado em direito trabalhista, com ênfase no direito trabalhista dos bancários. A experiência e profissionalismo dos sócios e da equipe garante suporte jurídico, aconselhamento preventivo e acompanhamento do cliente ao longo de todo o processo judicial.
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