Um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos é um ambiente de trabalho sem litígios; veja como alcançar isso
No ambiente corporativo, a harmonia é essencial para garantir produtividade e o bem-estar de todos. Porém, desentendimentos entre empregadores e empregados podem acontecer e, quando eles não são resolvidos de pronto, acabam indo para o tribunal, gerando custos e desgastes para ambas as partes.
Com a complexidade e as mudanças constantes na legislação trabalhista, a prevenção ao litígio trabalhista é complicada, e, como consequência, presenciamos o aumento das chances de esses conflitos internos ocorrerem.
Neste material, falaremos sobre os passos para preservar os direitos dos trabalhadores de modo a tentar evitar a ocorrência de um litígio trabalhista.
O que é litígio trabalhista?
Em linhas gerais, litígio trabalhista é o nome dado para os casos em que ocorrem conflitos entre empregador e empregado que, por sua vez, resultam em ações judiciais.
Essas disputas acontecem quando uma das partes se sente prejudicada em relação a direitos e deveres legais. Sendo assim, quando falamos de litígio, abrangemos desde questões como pagamento de salários, jornada de trabalho e verbas rescisórias até outras como assédio e condições de trabalho inadequadas.
Quais são as principais causas de litígio trabalhista no Brasil?
No Brasil, um litígio trabalhista geralmente está associado ao descumprimento de normas previstas, seja da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou de convenções coletivas.
Sendo mais específico, entre motivos mais recorrentes estão o não pagamento de horas extras, vínculo empregatício não formalizado, acidentes de trabalho e assédio moral ou sexual.
Recentemente, tivemos um aumento no número de litígios trabalhistas relacionados à equiparação salarial e desvio de função. A reforma trabalhista de 2017 até diminuiu a judicialização de algumas demandas, mas o número de processos ainda chama a atenção.
Guimarães e Ruggiero Advogados: escritório especializado em direitos trabalhistas!
Quais fatores levam aos conflitos trabalhistas?
Diversos fatores, tanto estruturais quanto comportamentais, podem estar por trás da ocorrência de um litígio trabalhista. Entre os principais, podemos destacar:
- Falhas na comunicação entre empresa e funcionários;
- Falta de transparência sobre direitos e deveres;
- Condições precárias de trabalho;
- Cultura empresarial desorganizada.
Além disso, a legislação muda o tempo todo, o que resulta em interpretações divergentes e, consequentemente, em disputas. A insatisfação com a remuneração e a falta de reconhecimento profissional também são aspectos que geram tensão no ambiente corporativo, aumentando o risco de acontecer um litígio trabalhista.
Quais estratégias podem ser adotadas para reduzir os conflitos dentro de empresas?
Para reduzir os casos de litígio trabalhista, é importante adotar uma abordagem preventiva que priorize o cumprimento da legislação, além de investir em boas práticas gerais de gestão. Sendo assim, deve-se manter os contratos de trabalho sempre claros, realizar os pagamentos corretamente e seguir à risca as normas de segurança e medicina do trabalho.
Além disso, é importante ter um canal de comunicação aberto para esclarecer dúvidas, investir em treinamentos sobre direitos e deveres e mostrar aos colaboradores como a mediação interna antes do início de um processo judicial pode ser algo benéfico para ambas as partes.
Quais os benefícios na redução do litígio trabalhista?
Como vimos ao longo do texto, diminuir as chances de um litígio trabalhista é essencial, trazendo algumas vantagens interessantes, como:
- Menores gastos a longo prazo;
- Aumento da segurança jurídica;
- Manutenção de uma imagem empresarial positiva;
- Melhoria do clima no ambiente de trabalho;
- Maior atração e retenção de talentos.
Como a Guimarães e Ruggiero Advogados pode auxiliar sua empresa?
O escritório de advocacia Guimarães e Ruggiero é especializado em Direito do Trabalho e visa garantir o cumprimento das normas trabalhistas de modo que o empresário foque apenas nas atividades principais do seu negócio, evitando dores de cabeça com questões jurídicas.
Com 15 anos desde a sua fundação, o escritório oferece consultoria para garantir que a sua empresa esteja sempre em conformidade com a legislação, diminuindo riscos. Além disso, o escritório se dedica a elaborar contratos sólidos, além de políticas internas e orientações dos gestores sobre as práticas corretas para evitar que disputas sequer comecem.
No caso de conflitos, o escritório atua na mediação ou mesmo na representação do cliente na Justiça, buscando os melhores acordos ou a melhor defesa possível.
Ter esse suporte jurídico diminui custos e protege a reputação da sua empresa, visando à maior segurança na relação com os seus funcionários e colaboradores.
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