Ergonomia é a ciência que estuda e desenvolve normas que proporcionam um ambiente de trabalho compatível com as necessidades físicas e mentais dos colaboradores
A ergonomia no trabalho diz respeito à forma como as pessoas se relacionam com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho. Trata-se de uma área de estudo que visa estabelecer normas que façam com que os empregados sejam submetidos a menos riscos no ambiente de trabalho e possam executar suas atividades de acordo com as normas de proteção e saúde do trabalhador.
Um dos principais objetivos da ergonomia no trabalho é evitar o adoecimento do trabalhador, em razão de equipamentos não condizentes com a postura saudável, fazendo com que eles tenham maior qualidade de vida em seu dia a dia. Para a empresa, este tipo de cuidado é refletido em maior produtividade e engajamento em suas atividades, além de menor afastamento por questões de saúde.
O que é ergonomia?
A ergonomia pode ser definida como uma ciência que se dedica a estudar e entender o relacionamento entre os seres humanos e demais elementos de um sistema. Sua principal forma de atuação consiste em desenvolver adaptações para que os elementos do ambiente de trabalho não prejudiquem o bem-estar e a saúde das pessoas.
Dois temas essenciais para a ergonomia no trabalho dizem respeito à segurança dos empregados e à prevenção de acidentes laborais. Para isso, é necessária a integral observação das normas regulamentares que dispõe acerca da ergonomia, possibilitando a preservação de sua saúde.
Qual a importância da ergonomia no trabalho?
A ergonomia no trabalho é essencial à manutenção da saúde física e mental dos trabalhadores, através do meio ambiente de trabalho saudável. Para a empresa, a implementação de processos ergonômicos aumenta a capacidade produtiva e ajuda na prevenção de doenças e acidentes laborais.
Quais os principais benefícios?
Investir em ergonomia no trabalho traz inúmeros benefícios tanto para a empresa como para o empregado. Os principais deles são:
- Prevenção de lesões por esforço repetitivo;
- Redução de afastamentos médicos;
- Maior qualidade de vida e produtividade;
- Redução do cansaço;
- Redução dos custos com plano de saúde.
Como funciona a ergonomia no trabalho home office?
O modelo de trabalho home office se tornou muito popular nos últimos anos, especialmente com a chegada da pandemia de Covid-19. Com isso, foi identificada a necessidade de discutir a importância da ergonomia no trabalho realizado remotamente. Muitas pessoas não estavam devidamente preparadas para trabalhar em casa e, em muitos casos, as atividades eram realizadas do sofá, cama ou cadeiras de cozinha.
Alguns dos principais cuidados em relação à ergonomia no trabalho em casa são:
- Ter uma mesa e uma cadeira adequadas;
- Ajustar a altura da tela dos computadores, para que elas fiquem a uma determinada distância dos olhos e não deixe o pescoço arqueado;
- Cuidar da iluminação e ventilação do espaço de trabalho;
- Atentar-se às horas trabalhadas, fazendo pausas para hidratar-se e alongar-se periodicamente.
A NR 17 e a ergonomia no trabalho
A Norma Regulamentadora de número 17 determina que os próprios funcionários da empresa analisem a ergonomia no trabalho e elaborem um laudo com as informações coletadas. Com base nisso, a organização poderá adotar medidas que eliminem ou reduzam os riscos laborais, trazendo, assim, maior qualidade de vida a todos.
Todas as medidas implementadas devem ser documentadas, de modo que a empresa consiga determinar a relação entre os acidentes ocupacionais e o meio em que os profissionais estão e de modo a fazer com que a incidência dos acidentes e doenças ocupacionais seja reduzida. Este acompanhamento deve ser realizado de maneira recorrente.
Para saber mais, entre em contato com o escritório Guimarães e Ruggiero Advogados.
Fonte: