O direito do trabalho possui um arcabouço específico e esparso, o que o implica dizer que por diversas vezes não está sintetizada apenas em documento, o que dificulta o seu conhecimento.
Se você está em dúvida sobre o que vale ou não em relação aos direitos trabalhistas na relação de trabalho, levantando algumas informações que podem ajudar a esclarecer melhor o assunto.
Fique atento às informações que constam na carteira de trabalho
A legislação trabalhista é taxativa quando exige que a relação de trabalha seja formalizada pela através da carteira de trabalho, devendo ser assinada antes do início das atividades e devolvida no prazo máximo de 48 após a admissão.
No entanto, muitos empregadores, para se esquivar das obrigações, como INSS e FGTS, acabam não assinando a carteira e estabelecendo uma relação de trabalho informal, o que deixa o empregado desamparado contra uma série de direitos, como doença ocupacional, férias, auxílio-maternidade, entre outros.
Por isso, fique de olho nas informações que constam na carteira de trabalho, como data da admissão, salário, comissões, gratificações ajustadas e abonos pagos pelo empregador.
Procure fazer uma leitura atenta da sua convenção coletiva, até porque este documento traz diversos benefícios tais como: plano de saúde, valor do vale alimentação, piso salarial, dentre outros.