defesa trabalhistaHoje em dia, é bastante comum, empregados reclamarem e entrarem com ações contra o empregador por causa de injustiças e erros cometidos por ele ao longo da relação de emprego.

No entanto, o que muitos não sabem é que a empresa pode se defender e responder às acusações por meio de uma defesa trabalhista.

Até porque, em muitos casos as empresas ou contratantes estão com a razão e os empregados, por sua vez, buscam tirar proveito da situação e conseguir indenizações.

É por essa razão que a defesa trabalhista acontece, para que a justiça analise os dois lados.

Vale ressaltar ainda que o advogado é o responsável por fazer o acompanhamento do processo, elaborar recursos e fazer acordos.

Além disso, a advocacia trabalhista também pode atuar para amenizar os riscos inerentes à empresa, para que o empresário tenha maior segurança e proteção.

Saiba o que é preciso para auxiliar o advogado trabalhista

Ao prestar o serviço da defesa, o advogado trabalhista precisa de itens para ajudá-lo ao longo do processo. Confira a seguir os principais deles:

  • Ficha de registro do(s) empregado(s);
  • Atestados médicos;
  • Recibos de pagamento durante todo período trabalhado, inclusive o 13º;
  • Aviso e o comprovante de férias pagos;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho.

Esses são alguns dos documentos que precisam ser entregues e devem ser escaneados e autenticados por meio do Certificado Digital.

Não se esqueça de que testemunhas serão necessárias em casos de audiências, como provas de que você está com a razão.

Sendo assim, para que não tenha problemas na Justiça do Trabalho, o ideal é que todos os donos de empresa ou empregadores procurem o quanto antes a advocacia trabalhista para fazer uma defesa preventiva.

Posts relacionados

Entenda como funciona a reclamação trabalhista
Muitas pessoas buscam saber como funciona a reclamação trabalhista de olho em uma possível reparação após se sentirem lesadas, de alguma forma, por uma empresa com quem possuíam vínculo empregatício. Dentro da extensa área de direito trabal…

Direito trabalhista: Assessoria Jurídica Trabalhista em tempos de crise
Estar atento a todos os detalhes do direito trabalhista é um cuidado que deve estar sempre entre as prioridades de todas as empresas, de modo a evitar futuras dores de cabeça com passivos trabalhistas e outras dúvidas relacionadas às obrigações…

Verbas Rescisórias na Pandemia (COVID-19)
Diante do atual cenário nunca vivenciado pelos brasileiros, com a pandemia e, consequentemente, o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, muitos trabalhadores têm dúvidas quanto às verbas a serem pagas pelas empresas em cas…