A categoria de bancário tem os direitos resguardados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
Quando violados os direitos trabalhistas assegurados por esses mecanismos, é possível entrar com uma reclamação trabalhista para bancário com auxílio de um advogado.
Como funciona a reclamação trabalhista para bancário?
Inicialmente, para entrar com uma reclamação trabalhista, o bancário deve procurar um advogado assim que suspeitar de irregularidades trabalhistas. No caso dos bancários, as motivações mais recorrentes são:
- Pagamento de horas extras;
- Adicional noturno;
- Equiparação salarial;
- Cargo de confiança;
- Desvio de função;
- Pagamento de PLR;
- Danos morais;
- Assédio sexual ou moral;
- Doenças relacionadas ao trabalho etc.
Em todos esses casos, o bancário tem direito de reaver na justiça o pagamento devido ou a legalização da condição de trabalho.
Entretanto, para que possa entrar com uma reclamação trabalhista é necessário contar com o auxílio de um advogado devidamente registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Como o advogado para bancário irá proceder?
O advogado irá esclarecer todas as dúvidas do bancário e organizar quais os documentos podem comprovar as acusações do empregado.
Após em posse dessas comprovações, o advogado elabora a reclamação trabalhista, na qual apresenta os requerimentos iniciais que irão sustentar o processo judicial.
É comum que, antes de ser julgada em juízo, uma reclamação trabalhista passe por uma tentativa de acordo, na qual as duas partes são convocadas e buscam resolver a questão amigavelmente, evitando que o caso seja julgado por um juiz.
É fundamental que o reclamante converse com o advogado para bancário antes da tentativa de acordo e que o advogado esteja presente no dia.
São muitos os casos que são resolvidos em acordo, evitando desgaste de ambas as partes. O profissional deve ouvir as indicações do advogado, sendo possível chegar a um acordo vantajoso para os envolvidos.
Caso não seja possível firmar um acordo, o processo é encaminhado para um juiz. A empresa processada terá a chance de apresentar uma peça de defesa e será marcada uma audiência na qual, após avaliar a argumentação da acusação e da defesa, o juiz determinará o ganho de causa ou não.
Na reclamação trabalhista para bancário o caso costuma se desenvolver sem surpresas. Um advogado de confiança e especializado na área bancária buscará assegurar-se da segurança das provas e da sustentação do processo, garantindo que o empregado possa reaver os direitos trabalhistas garantidos na legislação.
Deseja mais informações sobre a reclamação trabalhista para bancários?
Preencha o formulário abaixo:
[contact-form-7 id=”1794″ title=”Modelo 1″]