Fale conosco pelo WhatsAppFale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Como contratar um advogado trabalhista?

advogado cumprimentando cliente - Como contratar um advogado trabalhista
27out, 2021

Contar com a orientação profissional é fundamental para o trabalhador resguardar seus direitos

Frequentemente, as relações entre empregados e empregadores passam por conflitos decorrentes de interpretações inadequadas, equívocos, entre outros. Poder contar com a orientação de um profissional da área pode minimizar esses problemas. Por isso, é importante o indivíduo saber quando e como contratar um advogado trabalhista.

Estar amparado por um especialista facilita a negociação entre as partes de modo a mediar uma ação contra o empregador em prol dos direitos violados do trabalhador.

Saiba como contratar um advogado trabalhista

Quando se trata de ações do âmbito empresarial, o trabalhador deve contar com os serviços de um profissional especializado e com inscrição válida na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Muitas pessoas têm dificuldade de entender todas as obrigações da empresa perante o empregado, principalmente, após as alterações trazidas pela Reforma Trabalhista, em 2017.

As atualizações constantes na legislação exigem do empregado o conhecimento específico para conduzir o caso com eficácia, por isso a necessidade de saber como contratar um advogado trabalhista.

A contratação dos serviços jurídicos pode ser feita de modo virtual ou presencial, uma vez que a implantação do processo judicial eletrônico permite ao profissional advogar remotamente, além de muitas audiências serem realizadas via plataforma digital.

No entanto, é prudente tomar alguns cuidados de como contratar um advogado trabalhista virtualmente, certificando-se da eventual inscrição do escritório e de seus profissionais na OAB local.

Áreas de atuação

A assessoria jurídica orienta quanto à aplicação da legislação trabalhista, de modo que o cliente possa iniciar um processo dentro do prazo estipulado pela legislação, ou seja, dois anos a partir da data do término do contrato de trabalho, incluindo na contagem o prazo do aviso prévio.

A visão atualizada e especializada norteará as ações do trabalhador. Por isso, é fundamental saber como contratar um advogado trabalhista em casos de:

  • Dispensa por justa causa;
  • Danos morais, materiais e estéticos;
  • Estabilidade provisória no emprego;
  • Adicional de insalubridade, periculosidade;
  • Convenções e acordos coletivos de trabalho;
  • Equiparação salarial;
  • Horas extras;
  • Trabalhadores domésticos,
  • Acidente de Trabalho, etc.

Entender como contratar um advogado trabalhista em situações de injustiça resguarda o trabalhador da preservação de seus direitos, principalmente em atualizações na legislação, como a ocorrida em 2017.

Com o propósito de reduzir as reclamações contra as empresas, a Reforma Trabalhista buscou regulamentar os empregos informais, incorporou uma nova modalidade intermitente e incorporou a dispensa por acordo mútuo.

Em contrapartida, dificultou o acesso à gratuidade da justiça. Ainda com relação a custos para o trabalhador, aquele que faltar às audiências ou perder a ação deve pagar os custos do processo ao advogado da empresa.

Essa última alteração influencia em como contratar um advogado trabalhista, e deve ser considerada pelo cliente antes de iniciar uma ação.

Aconselhamento jurídico especializado

Por ter um prazo estipulado pela Justiça de até dois anos do término do contrato de trabalho para mover uma ação, o reclamante pode contratar um advogado trabalhista para levantar as informações e documentos necessários para o processo.

O especialista analisa os documentos fornecidos para verificar os direitos do trabalhador, podendo indicar meios de prova específicos e solicitar outras evidências.

Na etapa inicial, uma ação é movida contra a empresa, intimando-a se defender. Posteriormente, é agendada uma audiência na tentativa de fazer um acordo entre as partes, ou caso reste infrutífera a conciliação, a ação prossegue para a produção das provas necessárias e por fim a prolação da sentença.

Portanto, poder contar com a assessoria jurídica é a melhor maneira de ser representado num processo jurídico e garantir que seus direitos não sejam violados.

Fontes:

Portal Sebrae.

GR Advogados.

 

 

Fale conosco pelo WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp