Quando contratar um advogado para rescisão indireta?

A contratação de um advogado para rescisão indireta é essencial para que o empregado tenha todos os seus direitos preservados no processo e que a situação corresponda a uma das hipóteses previstas em lei.

Devido às particularidades do caso, a contratação do advogado para rescisão indireta contribui para uma rápida resolução da problemática e para a preservação emocional e financeira do empregado.

A seguir saiba quando esse direito pode ser acionado legalmente e qual a importância do advogado para rescisão indireta na tramitação do caso.

O que gera uma rescisão indireta?

A rescisão indireta está prevista na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), artigo 483, que dispõe das situações que sustentam esse direito e nas quais a interrupção do contrato de trabalho pode partir do empregado devido às faltas graves cometidas pelo empregador.

Dessa forma, as hipóteses de rescisão indireta previstas na CLT e que permitem que o empregado pleiteie indenização incluem:

  • a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;
  • b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo;
  • c) correr perigo manifesto de mal considerável;
  • d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato;
  • e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;
  • f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
  • g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.

Além dessa lista de situações nas quais o trabalhador poderá acionar a rescisão indireta, a lei ainda dispõe de três parágrafos adicionais que ampliam essas possibilidades:

  • Suspensão do contrato de trabalho se tiver que desempenhar obrigações legais que sejam incompatíveis com a manutenção das funções;
  • Caso haja o falecimento do empregador em caso de empresa individual;
  • É opção do trabalhador continuar exercendo as funções na empresa nos casos em que a rescisão indireta for acionada com base nas hipóteses d e g.

Outra possibilidade de acionar a lei, como pode orientar um advogado para rescisão indireta, são decisões prévias de casos que tramitaram nos Tribunais da Justiça do Trabalho, como:

  • Atraso no pagamento dos salários;
  • Não recolhimento do FGTS ou recolhimento em conta vinculada;
  • Assédio moral por parte do empregador;
  • Falta de depósitos ainda que não comprometa o salário.

Devido à complexidade das situações, a recomendação é procurar um advogado para rescisão indireta que possa avaliar o caso específico e orientar o empregado.

Como funciona uma demissão indireta?

Ao verificar a possibilidade de interrupção do contrato de trabalho, o empregado deve buscar por um escritório de advocacia para aconselhamento e instrução, verificando se o caso é legítimo e compatível com as prerrogativas legais.

Na maior parte dos casos, o empregado é obrigado a cessar a prestação de serviços à empresa. São exceções às hipóteses d e g como previsto no § 3º incluído pela Lei nº 4.825, de 5.11.1965.

Quando recorrer ao advogado para rescisão indireta?

A contratação de um advogado é recomendada para que a tramitação do caso seja mais segura ao próprio empregado. O especialista faz uma avaliação minuciosa do caso e das provas, podendo construir uma argumentação mais sólida que será apresentada ao juiz.

O advogado para demissão indireta vai também orientar o empregado no que diz respeito a questões referentes a se ele deve ou não manter a prestação dos serviços, qual conduta adotar caso continue no trabalho e como provar as alegações feitas.

Portanto, ainda que este processo seja um direito previsto em lei, a contratação de um advogado para rescisão indireta é fundamental para que o caso não seja julgado improcedente ou que seja caracterizada má-fé por parte do empregado, dando mais segurança a uma decisão favorável ao proponente.

Mais informações sobre Advogado Trabalhista.

Posts relacionados

Entenda como funciona a reclamação trabalhista
Muitas pessoas buscam saber como funciona a reclamação trabalhista de olho em uma possível reparação após se sentirem lesadas, de alguma forma, por uma empresa com quem possuíam vínculo empregatício. Dentro da extensa área de direito trabal…

Direito trabalhista: Assessoria Jurídica Trabalhista em tempos de crise
Estar atento a todos os detalhes do direito trabalhista é um cuidado que deve estar sempre entre as prioridades de todas as empresas, de modo a evitar futuras dores de cabeça com passivos trabalhistas e outras dúvidas relacionadas às obrigações…

Verbas Rescisórias na Pandemia (COVID-19)
Diante do atual cenário nunca vivenciado pelos brasileiros, com a pandemia e, consequentemente, o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, muitos trabalhadores têm dúvidas quanto às verbas a serem pagas pelas empresas em cas…