Adicional noturnoTodos os trabalhadores que exercem suas atividades ou fazem horas extras após as 22h, devem receber o adicional noturno pelas empresas.

O Adicional Noturno é um direito oferecido para todos os funcionários que encontram-se ou desempenham suas funções nessas condições.

Ou seja, sempre que o horário de trabalho se estender após as 22h ou for realizado a partir desse momento até às 5h do outro dia, o empregado terá direito a um acréscimo em sua remuneração. Dessa forma, deve haver compensação dessas horas adicionais.

Vale lembrar que o adicional noturno possui um valor superior em relação ao trabalho diurno, de pelo menos 20% e, por essa razão, muitos profissionais preferem ou acabam trabalhando à noite.

Como funciona as horas do adicional noturno?

Além disso, a hora do trabalho noturno corresponde a 52 minutos e 30 segundos e não 60 minutos, sendo que o acréscimo deverá ser realizado a partir de todas as horas que o funcionário trabalhou.

Segundo legislação, o pagamento deste direito trabalhista deve ser detalhado formalmente na folha de pagamento e recibo de salários como forma de comprovação.

Caso o contratante não formalize esse acréscimo ou se o trabalhador não receber pelas horas trabalhadas, consulte um advogado especializado em direito do trabalho para solucionar essa questão.

Outro fator importante é que menores de 18 anos não podem realizar trabalho noturno, pois é proibido perante o artigo 404 da CLT.

Dessa forma, quando houver irregularidades, é a partir de todo conhecimento e experiência que a advocacia trabalhista age para resolver o caso do cliente e faz com que a empresa pague pelo adicional noturno e cumpra corretamente a lei.

Posts relacionados

Entenda como funciona a reclamação trabalhista
Muitas pessoas buscam saber como funciona a reclamação trabalhista de olho em uma possível reparação após se sentirem lesadas, de alguma forma, por uma empresa com quem possuíam vínculo empregatício. Dentro da extensa área de direito trabal…

Direito trabalhista: Assessoria Jurídica Trabalhista em tempos de crise
Estar atento a todos os detalhes do direito trabalhista é um cuidado que deve estar sempre entre as prioridades de todas as empresas, de modo a evitar futuras dores de cabeça com passivos trabalhistas e outras dúvidas relacionadas às obrigações…

Verbas Rescisórias na Pandemia (COVID-19)
Diante do atual cenário nunca vivenciado pelos brasileiros, com a pandemia e, consequentemente, o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, muitos trabalhadores têm dúvidas quanto às verbas a serem pagas pelas empresas em cas…