Você já viu casos onde, por desconhecer algum direito uma pessoa deixa de receber verbas, e até obter folgas? Pois é, conhecer os direitos trabalhistas é essencial para que os trabalhadores possam de fato contar com toda a proteção legal a que tem direito.

Sendo assim, separamos uma lista com 8 direitos trabalhistas que todos deveriam saber, para não deixar de lado alguns benefícios valiosos.

Principais direitos trabalhistas:

1 – É direito do trabalhador o descanso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos, mesmo que o sistema de folgas de uma empresa seja estabelecido com base em escalas.

2 – A empregada gestante não pode ser demitida sem justa causa, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Esta é a chamada estabilidade provisória.

3 – Com a reforma trabalhista, é possível a rescisão do contrato de trabalho por mútuo acordo, sendo possível o levantamento de 80% dos valores depositados na conta vinculada do FGTS, bem como metade da multa. Sendo vedado o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego.

4 –  Em regra, caso o pagamento tenha sido estipulado por mês, o salário do trabalhador deverá ser pago até o quinto dia útil de cada mês.

5 – O empregado tem direito aos benefícios do INSS cabendo ao empregador efetuar os recolhimentos.

6 – Mesmo o contrato de experiência deve ser anotado na Carteira de Trabalho do empregado.

7 – O empregador tem o prazo de quarenta e oito horas para anotar o contrato de trabalho e devolvê-la ao empregado.

8 – O pagamento da remuneração das férias e abono deverão ser efetuados até 2 (dois) dias antes do início destas.

Posts relacionados

Entenda como funciona a reclamação trabalhista
Muitas pessoas buscam saber como funciona a reclamação trabalhista de olho em uma possível reparação após se sentirem lesadas, de alguma forma, por uma empresa com quem possuíam vínculo empregatício. Dentro da extensa área de direito trabal…

Direito trabalhista: Assessoria Jurídica Trabalhista em tempos de crise
Estar atento a todos os detalhes do direito trabalhista é um cuidado que deve estar sempre entre as prioridades de todas as empresas, de modo a evitar futuras dores de cabeça com passivos trabalhistas e outras dúvidas relacionadas às obrigações…

Verbas Rescisórias na Pandemia (COVID-19)
Diante do atual cenário nunca vivenciado pelos brasileiros, com a pandemia e, consequentemente, o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, muitos trabalhadores têm dúvidas quanto às verbas a serem pagas pelas empresas em cas…