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Trabalho híbrido: como funciona?

Trabalho híbrido: como funciona?
20, dez, 2022

O chamado trabalho híbrido é um modelo que mistura o home office e o trabalho presencial

Modelo que se tornou muito comum após a pandemia de Covid-19, o trabalho híbrido combina o formato presencial com o home office: em alguns dias da semana ou do mês, os empregados estão no escritório da empresa, enquanto nos outros eles realizam suas atividades remotamente (em casa, em uma cafeteria ou de onde quiserem).

O modelo de trabalho híbrido é capaz de trazer muitos impactos positivos tanto para a vida do trabalhador como para a empresa. Entenda melhor sobre o funcionamento, as vantagens, os desafios e a legislação deste método de trabalho.

O que é o trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é aquele que mistura o formato presencial com o remoto. Dessa forma, o empregado tem maior flexibilidade para escolher onde atuar em alguns dias, já que não precisa ficar fisicamente no escritório. A proposta é de que o equilíbrio entre home office e escritório proporcionem o melhor dos dois mundos.

Vantagens do modelo de trabalho híbrido

O trabalho híbrido traz diversos benefícios para a empresa e para o empregado, tais como:

  • Redução de custos: com menos pessoas na empresa diariamente, é possível reduzir contas de luz, água e suprimentos;
  • Comodidade: para o empregado, a possibilidade de trabalhar em casa traz muito conforto ao dia a dia, que se torna menos estressante e cansativo;
  • Ganho de tempo: trabalhar em casa faz com que o trabalhador não precise se deslocar pela cidade, ganhando, assim, mais tempo para aproveitar seu dia;
  • Otimização das atividades: com a equipe passando parte do tempo em casa, a empresa precisa rever seus processos para que eles possam ser conduzidos no contexto digital. Como consequência, é possível otimizar a execução das atividades.

Quais são os desafios da jornada de trabalho híbrida?

Ao mesmo tempo que o trabalho híbrido traz muitas vantagens, este modelo está associado a diversos desafios que precisam ser superados para que a empresa esteja adequada a este novo estilo de trabalho. Os principais são:

  • Problemas técnicos: tais como falhas de conexão, falta de infraestrutura e custo operacional;
  • Equipamentos necessários para a produtividade;
  • Adoção de softwares que permitam a realização das atividades;
  • Manutenção da comunicação e do trabalho em equipe.

O que a lei diz sobre o trabalho híbrido?

Por se tratar de um modelo adotado recentemente pela maioria das empresas, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ainda não contempla o trabalho híbrido e, portanto, não há normas específicas sobre este tipo de jornada. Isso não significa, entretanto, que este modelo de trabalho não pode ser adotado.

A recomendação legal é de que as empresas façam um aditivo de contrato que contemple a jornada híbrida e este modelo de trabalho. Este documento funciona como uma comprovação de que as partes acordaram que esta é a maneira como o trabalho será executado, definindo também os parâmetros do home office.

É importante, por exemplo, que a empresa estabeleça algumas regras para o trabalho híbrido, definindo a jornada de trabalho, a forma como as atividades serão realizadas e as ferramentas a serem utilizadas. Também poderá ser acordada a forma como será feito o controle de produtividade dos empregados ou das horas trabalhadas.

Vale destacar, também, que os trabalhadores que atuam de maneira híbrida, permanecem como trabalhadores celetistas e para tanto, possuem todos os direitos inerentes ao contrato de trabalho, que são: registro em Carteira de Trabalho; férias; 13º salário; vale-transporte equivalente aos dias presenciais; auxílio-doença, e demais benefícios concedidos aos empregados.

Para saber mais, entre em contato com o escritório Guimarães e Ruggiero Advogados.

 

Fonte:

Guimarães e Ruggiero Advogados

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