abr. 30

Quais são os danos morais no trabalho?

Tags:




Advogado trabalhista

Não há como negar que os danos morais são uns dos principais problemas que os trabalhadores enfrentam ao longo de seu trabalho.

Isso porque, infelizmente, muitas empresas não respeitam os seus funcionários e os fazem passar por constrangimentos.

Dessa forma, sempre que essa situação acontecer, o empregado deverá buscar a ajuda de um advogado trabalhista.

Afinal, é em uma advocacia do trabalho que os empregados encontrarão uma solução para esse problema. No entanto, é preciso saber mais sobre essa questão, ou seja, se você acredita que sofreu abusos ou humilhações no trabalho, a primeira coisa é saber exatamente quais são eles e quais situações podem ser consideradas como danos morais.

Existem diversos casos e essa questão pode acontecer de distintas formas, sendo elas o assédio moral, assédio sexual, dano moral em razão de doença profissional. Para saber mais sobre as formas de danos morais, veja a seguir.

Entenda mais sobre cada um deles:

  • Assédio Moral: Está diretamente ligado às atitudes por parte da empresa, ou seja, supervisores e chefes que ofendem os funcionários, por meio de gritos, xingamentos e ofensas, que podem trazer problemas psicológicos e ainda diminua a autoestima do empregado.
  • Assédio Sexual: Ocorre quando um superior aproveita de sua condição e cargo para assediar sexualmente o (a) profissional.
  • Dano moral em razão do acidente de Trabalho: Ou as doenças profissionais, acontecem por causa do empregador, por exemplo, quando há máquinas com problemas ou falhas, não treinamento do funcionário para desempenhar certas atividades, entre outros.

Dessa forma, ao entender mais sobre os tipos de danos morais, quem sofre com isso, deve procurar a advocacia para ingressar com uma ação na Justiça com o intuito de obter uma indenização por parte da empresa. O profissional, no caso, o advogado trabalhista, irá analisar cada caso e auxiliar o seu cliente da melhor forma possível para que ele não se prejudique mais.