Defesa Trabalhista

Saiba mais sobre o serviço de defesa trabalhista | GR AdvogadosO escritório de advocacia, Guimarães e Ruggiero Advogados, atua na defesa trabalhista de empresas e atende necessidades jurídicas de vários tipos.

O escritório presta serviços na área trabalhista preventiva, consultiva e contenciosa, que auxilia a reduzir os riscos inerentes a todo negócio, diminuindo a quantidade de reclamações trabalhistas e ações indenizatórias.

Não é necessário o empregador esperar uma ação trabalhista ser movida contra ele para tomar providências. Para evitar tais situações, a advocacia preventiva pode ser uma alternativa econômica e eficiente, pois evita que muitos eventos se tornem uma ação contra a empresa.

Na área consultiva, a instituição terá um acompanhamento permanente em questões relacionadas a:

  • Pareceres, auditoria trabalhista, análise, elaboração e alteração de contratos;
  • Orientação e acompanhamento em negociações coletivas.

Já a área contenciosa atua na defesa judicial dos direitos das companhias. Desta forma, são propostas ações judiciais, elaboração de defesas trabalhistas, acompanhamento processual, elaboração de recursos, acordos e rescisão de contrato de trabalho, tanto nos dissídios coletivos e individuais.

Não tem como uma empresa garantir que não haverá ações trabalhistas contra ela, no entanto, ao seguir todas as legislações trabalhistas presentes na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), buscar uma orientação jurídica e manter os registros dos funcionários em dia, poderá evitar diversos processos.

Como funciona a defesa trabalhista?

A defesa da corporação fica a encargo de um advogado trabalhista quando um funcionário, ainda no exercício da função ou já desligado, ingressar uma reclamação contra o empregador.

A organização documental da empresa será fundamental para embasar a defesa apresentada pelo advogado. Neste sentido, a empresa deve sempre assegurar o arquivamento de documentos, como:

  • Comprovações de registro em carteira;
  • Comprovantes de pagamentos ao funcionário;
  • Holerites assinados pelo funcionário;
  • Declarações de recebimento de benefícios assinadas pelo colaborador;
  • Registros de ponto;
  • E-mails e outros registros;

Em alguns casos, a presença de testemunhas de defesa também poderá ajudar no esclarecimento dos fatos. Os documentos acima citados são essenciais para comprovar que o empregador cumpriu com as suas obrigações, aumentando as chances de um parecer favorável do juiz.

Advogado trabalhista

O auxílio do advogado trabalhista será fundamental para assegurar que a empresa está cumprindo a legislação do trabalho, no que se refere aos direitos dos funcionários, como, pagamento, equiparação salarial, férias e horas extras.

Caso o advogado identifique alguma negligência da empresa, esta poderá ser revertida antes de acarretar um processo.

A empresa deve garantir que o funcionário tenha conhecimento sobre recibos, benefícios ou anotação em carteira, garantindo que não haja irregularidades no vínculo empregatício, o que, consequentemente, irá assegurar que uma reclamação trabalhista não se sustente.

A Guimarães e Ruggiero Advogados atua com o objetivo de amenizar os riscos inerentes a empresa, fazendo com que o empresário trabalhe com segurança e se dedique exclusivamente ao desenvolvimento do seu negócio.

Conheça as principais alterações na Reforma Trabalhista!

Saiba mais sobre defesa trabalhista