Echefe preocupado com a crisem razão da recessão, o cenário do mercado brasileiro para o ano de 2016 é o pior possível, com a promessa de continuidade da alta do dólar, inflação e sobrecarga de impostos.

Uma das questões que mais aterrorizam as empresas em época de crise é a diminuição do quadro de empregados e respectivo pagamento das demissões.

Obviamente, não há dinheiro em caixa suficiente para pagamento dos consectários trabalhistas e o não pagamento no prazo estipulado no artigo 477 da CLT gera multa, o que encarece ainda mais a folha de demissões.

Há diversas formas de autocomposição, dentre elas as mesas redondas perante o Ministério do Trabalho, reuniões junto aos Sindicatos, audiências com assessor econômico junto ao Tribunal Regional do Trabalho, visando adequar a situação das empresas e garantir o pagamento das verbas.

Nestes casos é de suma importância a contratação de uma assessoria jurídica, visando o contato direito com os sindicatos das categorias, para então, com o aval dos representantes e chancela do Ministério Público do Trabalho, realizar o parcelamento das verbas rescisórias e com isso evitar a propositura de reclamações trabalhistas.

assessoria jurídica para empresas

Conteúdo produzido por Claudia Guimarães

Posts relacionados

Advogado Especialista em Assessoria Jurídica
A complexidade legal para abertura e operação de empresas no Brasil demanda que os negócios, independentemente do porte e segmento, precisem do auxílio de um advogado especialista em assessoria jurídica para mitigar problemas com a observância …

Direito para startup: Como funciona?
Com a expansão desse modelo de negócio, os empreendedores precisam pensar desde o primeiro momento no direito para startup, garantindo que a empresa emergente esteja em conformidade com as questões legais exigidas. Ainda que tenha característi…

Quando contratar uma consultoria jurídica?
Apesar da expectativa do empresariado para 2020 estar mais positiva, alcançando os 80% conforme reportagem publicada pelo jornal DCI, é fundamental que os gestores sejam mais preventivos quando o assunto é o controle de gastos. Isso inclui não so…