O planejamento previdenciário é todo o conjunto de organização e preparação necessário para que seja possível ao trabalhador, seja ele da área que for, aposentar-se com o melhor benefício e de forma rápida e desburocratizada.
Mesmo com tantas mudanças na previdência, todo profissional ainda sonha em poder aposentar-se com tranquilidade e desfrutar de uma merecida fase da vida em que se pode aproveitar o lado bom de tudo o que se plantou durante a carreira, não é mesmo? Para isso existe o planejamento previdenciário.
Planejar-se é essencial para que a aposentadoria siga conforme o esperado. De nada adianta, por exemplo, contribuir com um salário mínimo se a expectativa é aposentar-se com uma renda de, por exemplo, R$ 5 mil mensais. Da mesma forma, contribuir com um valor alto nem sempre é o melhor caminho para todas as pessoas. É por isso que o planejamento previdenciário é tão importante: para auxiliar a todos no processo de aposentadoria, que envolve vários requisitos e demanda organização, atenção e assessoria jurídica de um profissional competente.
Como é feito o planejamento previdenciário?
Muitas pessoas não têm ideia do quanto o processo de aposentadoria pode ser burocrático caso não sejam cumpridas todas as exigências ou não sejam entregues todos os documentos necessários para que o profissional se aposente.
Antes de entrar com o pedido de aposentadoria, e tão importante quanto ele, é o planejamento previdenciário, que é um estudo preliminar que determina o quanto uma pessoa ainda precisa contribuir para a previdência social para, enfim, ter direito à aposentadoria.
Na prática, além desse estudo, o planejamento previdenciário envolve uma análise jurídica especializada, que vai informar à pessoa que deseja se aposentar qual o valor da sua aposentadoria quando ela tiver o direito de se aposentar.
Esse cálculo é uma estimativa realizada a partir de uma projeção a longo prazo – que pode ser feito com base em 10, 20 ou 30 anos – e que não considera, portanto, mudanças nas regras da previdência, inflação ou possíveis reajustes.
Quem pode fazer o planejamento previdenciário?
O planejamento previdenciário é feito por advogados especialistas em direito previdenciário, sendo esses profissionais plenamente capacitados para auxiliar o trabalhador em tudo o que ele necessitar durante o processo.
Uma das vantagens de contar com o trabalho de um advogado para realizar o planejamento previdenciário é que você terá acesso às informações corretas, com embasamento legal e segurança técnica. Isso reduz muito o risco de fazer um planejamento inadequado ou mesmo ineficiente.
Afinal, a aposentadoria deve ser justamente uma fase de conforto e regozijo após uma vida inteira dedicada à área profissional, qualquer que seja ela. Nada mais frustrante do que um embate e desgaste emocional para alcançar um status almejado durante toda a vida.
Poder contar com um advogado é ter um auxílio valiosíssimo. É ele quem vai oferecer informações seguras e te assessorar de maneira sólida e segura, que vai garantir que você receberá o valor correto. O advogado previdenciário pode auxiliar até mesmo os trabalhadores que vão protocolar pedido de aposentadoria via INSS.
Planeje-se, pesquise e busque profissionais capacitados para te ajudarem nessa jornada rumo à aposentadoria. Outra boa dica é jamais tentar aventurar-se sem ter a certeza de que um advogado irá te auxiliar nesse processo.
Agora que você já sabe tudo sobre planejamento previdenciário pode começar a pensar na sua aposentadoria de maneira segura e prática. Consulte alguns profissionais e, após avaliar as competências de cada um, escolha aquele com quem você mais se identificar. Depois, é só começar a planejar a sua nova vida pós-aposentadoria. Não deixe de fazer o planejamento previdenciário e evite surpresas desagradáveis.