Você sabe reivindicar os seus direitos diante de uma compra com falhas e se o fabricante não prestar a assistência técnica? Você, empresário, dá conta de todas as taxas sem a ajuda de um profissional de direito? São diversas questões do dia a dia que requerem o auxílio de uma assessoria jurídica.
Esse nicho do direito pode lidar tanto com dificuldades já existentes quanto impedir o surgimento de novos problemas. Isto é, a assessoria presta um serviço de prevenção, visando a economia do seu tempo e de seus recursos financeiros. Normalmente, esse serviço pode ser requisitado por pessoas físicas e jurídicas.
Vale salientar que a assessoria jurídica está ligada a praticamente todos os segmentos do direito. De modo geral, esse profissional vai dar o suporte ao seu cliente a fim de tirar dúvidas a respeito da legislação. Além disso, o objetivo primordial é estar em dia com todas as exigências legais.
Como atua uma assessoria jurídica nos dias de hoje?
Basicamente, a assessoria jurídica tem a missão de impedir problemas a curto, médio e longo prazo. Sendo que a atuação deste consultor varia desde temas essenciais, bem como afazeres simples dentro de uma empresa, loja ou indústria.
Quando esse trabalho é realizado de maneira bem sucedida tem a possibilidade de apresentar resoluções ágeis e definitivas, assegurando que o serviço será feito de modo correto, e mais vantajoso.
Outra característica esperada de um bom advogado do nicho de assessoria jurídica é a especialização no seu campo de atuação. Afinal, a intenção do empreendedor ou empresário é repassar essas pendências para desafogar a sua rotina e se concentrar nas suas prioridades.
Deste modo, o atendimento necessita ser feito de inúmeras formas. Isto é, é indicado aproveitar todas as tecnologias para otimizar esse contato entre cliente e advogado. É possível agendar reuniões presenciais, telefônicas, virtuais e até trocar mensagens instantâneas em casos especiais.
Quais os benefícios de contar com assessoria jurídica?
De acordo com o Portal Administradores, esse tipo de consultoria pode ser útil em várias frentes. Um ótimo exemplo é através da ajuda no contexto trabalhista, fornecendo o devido esclarecimento a respeito da legislação vigente.
Vale salientar que essa indicação é essencial para fazer a contratação ou demissão de empegados. Isso faz com que o perigo de sofrer ações na Justiça Trabalhista caia drasticamente. Além disso, você pode recorrer a mão de obra terceirizada de maneira correta e sem cometer irregularidades.
Como se trata de um serviço contínuo, esse profissional vai ganhar uma quantia certa todo o mês. Assim, você pode fazer o planejamento anual sem nenhum problema. Totalmente ao contrário do que ocorre quando se necessita chamar alguém para solucionar problemas isolados.
Além da diminuição de recursos, a prevenção de riscos judiciais é uma das principais vantagens de ter uma assessoria jurídica. Contudo, é mais comum que os empresários só busquem por essa assistência quando já cometeram alguma irregularidade.
E não adianta “chorar após o leite derramado, não é”? Ditado popular a parte, você poderia somente se defender e minimizar o prejuízo.
Por isso, a consultoria pode ser vista como uma forma de investimento e não prejuízo. Afinal, uma empresa sem nenhuma complicação tem muito mais chance de se consolidar no mercado, atrair clientes e fortalecer relações com parceiros.
Você quer saber ainda mais sobre a assessoria jurídica? Confira mais informações sobre as áreas de atuação da GR Advogados.