Agendar reunião
Fale conosco pelo WhatsApp

O que é e como funciona a equiparação salarial para os bancários

O que é e como funciona a equiparação salarial para os bancários
23, set, 2023
3 min. de leitura

Entenda o que é equiparação salarial no setor bancário, qual sua importância e como funciona

A equiparação salarial do empregado bancário, assim como nos demais contextos trabalhistas, é um aspecto fundamental para promover a igualdade, a justiça e a transparência nas relações trabalhistas. Este é um princípio que diz respeito a remunerar igualmente os empregados que desempenham funções iguais.

É fundamental que a equiparação salarial do empregado bancário ocorra de maneira independente de gênero, raça, idade ou outras características que não estejam relacionadas à função exercida pelo profissional. Este conceito, entretanto, deve obedecer a alguns requisitos específicos. Entenda melhor a seguir!

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM UM ADVOGADO

O que diz a lei sobre equiparação salarial

A obrigatoriedade da equiparação salarial, em especial do empregado bancário aparece na Consolidação das Leis Trabalhistas e na Constituição. A legislação brasileira garante salários iguais aos trabalhos exercidos de maneira idêntica por pessoas de qualquer sexo ou idade. Para que a equiparação salarial ocorra, entretanto, é necessário se atentar aos seguintes requisitos:

  • Identidade de função — que não deve ser confundida com cargo;
  • Serviço de igual valor;
  • Serviço prestado ao mesmo empregador;
  • Serviço prestado na mesma localidade;
  • Não deve haver diferença de mais de 2 anos no tempo de serviço entre empregados que cumprem a mesma função.

Principais fatores que contribuem para a disparidade salarial entre os empregados bancários

A disparidade salarial no setor bancário pode ser influenciada por diversos fatores, sendo que os principais deles são:

  • Discriminação baseada em gênero, idade, raça ou outras características;
  • Hierarquia organizacional;
  • Falta de transparência;
  • Estereótipos de gêneros e percepções.

Impactos negativos da falta de equiparação salarial entre os empregados bancários

A falta de equiparação salarial entre os empregados bancários pode trazer significativos impactos negativos ao empregado e à instituição. Os principais são:

  • Desmotivação e falta de produtividade;
  • Insatisfação e falta de engajamento da equipe;
  • Dificuldade na retenção de talentos qualificados;
  • Impacto na reputação da instituição;
  • Aparecimento de conflitos internos;
  • Risco de o banco precisar responder por processos legais, o que gera custos à instituição;
  • Ambiente de trabalho hostil.

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM UM ADVOGADO

Plano de ação para equiparação salarial entre empregados bancários

Para evitar os impactos negativos citados acima, é fundamental que as instituições desenvolvam um plano de ação para alcançar a equiparação salarial entre os empregados bancários. Para isso, é necessário criar uma política de igualdade salarial, que inclua uma revisão regular das práticas de remuneração e adoção de transparência em relação aos planos de carreira e salários.

Além disso, é necessário avaliar a situação apresentada por meio de uma análise detalhada dos salários de todos os empregados do setor e que exerçam a mesma função, identificando discrepâncias e encontrando formas de solucioná-las.

Plano de cargos e salários

Outra maneira de alcançar a equiparação salarial dos empregados bancários é por meio do desenvolvimento de políticas claras de planos de cargos e salários, de modo que todos os empregados tenham acesso às mesmas chances de promoção e aumento salarial. Também é importante revisar os benefícios oferecidos, garantindo que eles sejam consistentes entre os cargos.

Como buscar meus direitos para equiparação salarial entre empregados bancários que exerçam a mesma função?

Para buscar os direitos de equiparação salarial entre empregados bancários que exerçam a mesma função, é importante procurar um advogado especializado em Direito do Trabalho. Esse profissional possui conhecimento aprofundado a respeito da legislação trabalhista e está apto a analisar cuidadosamente o cenário apresentado, identificando se realmente há discrepância salarial.

Caso realmente exista possibilidade de solicitar a equiparação salarial entre empregados bancários, o advogado poderá oferecer aconselhamento a respeito de como lidar com a situação, garantindo suporte jurídico e acompanhamento do cliente ao longo de todo o processo judicial.

QUERO ENTRAR EM CONTATO COM UM ADVOGADO

Advogado trabalhista especializado no setor bancário

O escritório de advocacia Guimarães e Ruggiero é especializado em direito trabalhista, com ênfase no direito dos bancários. A experiência e profissionalismo dos sócios inclui orientações a respeito de equiparação salarial entre empregados bancários e diversos outros aspectos jurídicos que envolvem os direitos trabalhistas de quem atua em instituições bancárias.

Entre em contato com um advogado trabalhista.

Fonte:

Justiça do Trabalho

Ainda tem dúvidas? entre em contato conosco através do whatsApp Ainda tem dúvidas? entre em contato conosco através do whatsApp
GR Advogados