Advogados especializados nos direitos trabalhistas dos bancários
O escritório de advocacia Guimarães e Ruggiero Advogados é especializado na defesa dos direitos trabalhistas e interesses dos bancários, atuando na defesa de diversas demandas que possam, em qualquer grau, lesionar física, moral ou financeiramente o funcionário, seja de bancos públicos ou privados.
Como questões relacionadas a:
- Pagamento de horas extras (acima da 8ª hora diária) em razão da descaracterização do cargo de gestão;
- Pagamentos de sétimas e oitavas horas diárias em razão da descaracterização do cargo de confiança;
- Equiparação salarial;
- Desvio de função;
- Cargo de confiança;
- Valores recebidos na PLR (participação nos lucros e resultados);
- Danos morais;
- Assédio Moral;
- Assédio sexual no ambiente de trabalho;
- Doenças ocupacionais (doença do trabalho);
- Outros.
Além das situações que demandam reclamações trabalhistas, os bancários também podem consultar um advogado trabalhista para buscar assessoria jurídica para conhecer melhor seus direitos.
Direitos dos bancários
Uma das principais demandas dos bancários em relação aos direitos trabalhista diz respeito ao desvio de função ou enquadramento equivocado de cargo de confiança, bem como do cargo de gestão.
Isso ocorre porque muitas vezes o funcionário é registrado com uma função de cargo de confiança (na qual não recebe horas extras, entre outras diferenças), mas na prática não há o exercício prático dessa função, fazendo jus a sétima e oitava hora extraordinária.
A mesma lógica vale para o funcionário registrado com uma função de cargo de gestão, mas na prática o cargo é apenas de confiança, fazendo jus as horas extraordinárias realizadas acima da 8ª diária, ainda que não registre o seu honorário através do ponto.
No direito bancário, assim como em outros, a Justiça leva em consideração as reais atividades exercidas pelo profissional na sua rotina de trabalho, não considerando apenas a função registrada na Carteira de Trabalho.
Guimarães & Ruggiero Advogados
A Guimarães e Ruggiero Advogados possui vasta experiência em reclamações trabalhistas de bancários, obtendo êxito, principalmente, no pleito de 7ª e 8ª hora extra com a “quebra do cargo de confiança”, além das horas extras realizadas acima da 8ª hora, ainda que efetivamente o cargo seja de confiança ; hora extra em razão da ausência de horário para refeição e descanso , equiparação salarial, dano moral , entre outros pedidos próprios dos bancários .
É importante ainda que, quando houver problemas trabalhistas, busque-se a assessoria de um advogado trabalhista antes de tomar qualquer decisão no trabalho, como assinar advertências, aceitar uma demissão com justa causa, pedir demissão abrindo mão dos próprios direitos ou assinar qualquer tipo de documento que possa prejudicá-lo na busca pelos direitos.
Sendo assim, a assistência do advogado será fundamental para dar suporte a todas essas ações previamente e impedir que o banco se aproveite de uma falta de informação para prejudicar o funcionário.