Fale conosco pelo WhatsAppFale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Diferença entre assessoria e consultoria jurídica

advogado escrevendo em um caderno - Diferença entre assessoria e consultoria juridica
06ago, 2021

Riscos podem ser minimizados com práticas preventivas e entendimento das diferenças entre os serviços

Independentemente da diferença entre assessoria e consultoria jurídica, ambas as assistências são eficazes para orientar empresas e pessoas físicas para solucionar um problema preexistente ou evitá-lo no futuro.

Empreender exige ações estratégicas sempre visando o progresso do negócio, o que significa atuar dentro dos parâmetros da legislação. Dessa forma, o gestor pode contratar serviços especializados para orientar-se com relação a seus registros e condutas. Saiba mais a seguir!

Diferença entre assessoria e consultoria

Atuar no mercado de trabalho de forma preventiva poupa gastos com multas, sanções ou problemas judiciais, tornando o trabalho em conjunto com o jurídico um investimento menos oneroso do que as custas de um processo, por exemplo.

A diferença entre assessoria e consultoria consiste na forma de atuar com o cliente, na qual o consultor sugere condutas, agindo mais em caráter preventivo, como é o caso da consultoria jurídica.

E outra mais pontual, em que o advogado é contratado para dar assistência, exercer um trabalho operacional, participando desde a elaboração à execução de um projeto. Assim, analisa a situação e propões modos de resolvê-la.

Cabe à instituição decidir como utilizar os serviços jurídicos em seus negócios, pois a diferença de preços entre assessoria e consultoria varia de acordo com as necessidades do contratante.

Consultoria

O consultor jurídico auxilia no processo de tomada de decisões a fim de aprimorar os processos internos e evitar ações judiciais. Gestores e gerentes podem contar com sua colaboração em:

  • Treinamentos;
  • Palestras;
  • Elaboração de relatórios específicos, como o de auditoria jurídica;
  • Propor medidas com foco em resultados;
  • Identificação e resolução de possíveis prejuízos em negociações e operações contratuais.

Esse tipo de serviço é visto como um investimento, já que agrega maiores conhecimentos, resguarda o negócio de danos, potencializando seu desempenho.

Contar com a visão atualizada de um profissional sobre o mercado e suas implicações jurídicas soma à empresa, uma vez que fornece informações relevantes em momentos de decisões.

O consultor não executa ações, ou seja, não representa a empresa em um processo judicial, por exemplo, papel do assessor jurídico. A diferença entre assessoria e consultoria fica por conta de o consultor apontar soluções e caminhos para melhorias.

Assistência jurídica

Responsável pelo operacional, o assessor pontua os problemas, implementa soluções e auxilia na execução. Dessa maneira, o advogado atua nas ações da instituição, agindo como departamento jurídico:

  • Serviço especializado;
  • Atualização precisa em determinada área;
  • Redução de custos por falhas por parte do cliente sem conhecimento técnico;
  • Acompanhamento das necessidades empresariais;
  • Representar a instituição perante a Justiça.

Outra colaboração fica por conta da elaboração de contratos, nos quais protegem os interesses da empresa e viabilizam acordos, contratações e parcerias.

Uma vez definida a diferença entre assessoria e consultoria, quando o empresário deve buscar por esse tipo de serviço? Na verdade, a qualquer momento, sempre que estiver com dúvidas ou precisar de suporte técnico específico.

A falta de conhecimento da legislação ou regras jurídicas básicas podem provocar equívocos, falhas e custos. Por isso, seguir orientações de especialistas poupam tempo e dinheiro.

No caso de dúvidas de qual tipo se enquadra para o seu negócio, o cliente pode procurar por um escritório para receber a melhor indicação de serviço, conforme seu caso.

Nada impede a empresa de iniciar uma consultoria jurídica e, ao perceber seus resultados e avaliar a demanda do negócio, optar por trocar para a assessoria jurídica.

Embora exista diferença entre assessoria e consultoria, ambos os serviços trabalham de forma preventiva nos negócios em prol de minimizar os custos da instituição, sendo, portanto, estratégicas mais econômicas do que agir por conta própria.

A linguagem jurídica tem definições e conceitos que podem gerar dúvidas e aplicações inadequadas, por isso contratar um serviço de um profissional qualificado em uma área de conhecimento permite à empresa atitudes mais maduras, facilitando seu progresso.

Fonte:

JusBrasil.

 

 

 

Fale conosco pelo WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp