Riscos podem ser minimizados com práticas preventivas e entendimento das diferenças entre os serviços
Independentemente da diferença entre assessoria e consultoria jurídica, ambas as assistências são eficazes para orientar empresas e pessoas físicas para solucionar um problema preexistente ou evitá-lo no futuro.
Empreender exige ações estratégicas sempre visando o progresso do negócio, o que significa atuar dentro dos parâmetros da legislação. Dessa forma, o gestor pode contratar serviços especializados para orientar-se com relação a seus registros e condutas. Saiba mais a seguir!
Diferença entre assessoria e consultoria
Atuar no mercado de trabalho de forma preventiva poupa gastos com multas, sanções ou problemas judiciais, tornando o trabalho em conjunto com o jurídico um investimento menos oneroso do que as custas de um processo, por exemplo.
A diferença entre assessoria e consultoria consiste na forma de atuar com o cliente, na qual o consultor sugere condutas, agindo mais em caráter preventivo, como é o caso da consultoria jurídica.
E outra mais pontual, em que o advogado é contratado para dar assistência, exercer um trabalho operacional, participando desde a elaboração à execução de um projeto. Assim, analisa a situação e propões modos de resolvê-la.
Cabe à instituição decidir como utilizar os serviços jurídicos em seus negócios, pois a diferença de preços entre assessoria e consultoria varia de acordo com as necessidades do contratante.
Consultoria
O consultor jurídico auxilia no processo de tomada de decisões a fim de aprimorar os processos internos e evitar ações judiciais. Gestores e gerentes podem contar com sua colaboração em:
- Treinamentos;
- Palestras;
- Elaboração de relatórios específicos, como o de auditoria jurídica;
- Propor medidas com foco em resultados;
- Identificação e resolução de possíveis prejuízos em negociações e operações contratuais.
Esse tipo de serviço é visto como um investimento, já que agrega maiores conhecimentos, resguarda o negócio de danos, potencializando seu desempenho.
Contar com a visão atualizada de um profissional sobre o mercado e suas implicações jurídicas soma à empresa, uma vez que fornece informações relevantes em momentos de decisões.
O consultor não executa ações, ou seja, não representa a empresa em um processo judicial, por exemplo, papel do assessor jurídico. A diferença entre assessoria e consultoria fica por conta de o consultor apontar soluções e caminhos para melhorias.
Assistência jurídica
Responsável pelo operacional, o assessor pontua os problemas, implementa soluções e auxilia na execução. Dessa maneira, o advogado atua nas ações da instituição, agindo como departamento jurídico:
- Serviço especializado;
- Atualização precisa em determinada área;
- Redução de custos por falhas por parte do cliente sem conhecimento técnico;
- Acompanhamento das necessidades empresariais;
- Representar a instituição perante a Justiça.
Outra colaboração fica por conta da elaboração de contratos, nos quais protegem os interesses da empresa e viabilizam acordos, contratações e parcerias.
Uma vez definida a diferença entre assessoria e consultoria, quando o empresário deve buscar por esse tipo de serviço? Na verdade, a qualquer momento, sempre que estiver com dúvidas ou precisar de suporte técnico específico.
A falta de conhecimento da legislação ou regras jurídicas básicas podem provocar equívocos, falhas e custos. Por isso, seguir orientações de especialistas poupam tempo e dinheiro.
No caso de dúvidas de qual tipo se enquadra para o seu negócio, o cliente pode procurar por um escritório para receber a melhor indicação de serviço, conforme seu caso.
Nada impede a empresa de iniciar uma consultoria jurídica e, ao perceber seus resultados e avaliar a demanda do negócio, optar por trocar para a assessoria jurídica.
Embora exista diferença entre assessoria e consultoria, ambos os serviços trabalham de forma preventiva nos negócios em prol de minimizar os custos da instituição, sendo, portanto, estratégicas mais econômicas do que agir por conta própria.
A linguagem jurídica tem definições e conceitos que podem gerar dúvidas e aplicações inadequadas, por isso contratar um serviço de um profissional qualificado em uma área de conhecimento permite à empresa atitudes mais maduras, facilitando seu progresso.
Fonte: