Fale conosco pelo WhatsApp

Como um Advogado Trabalhista pode te ajudar?

14fev, 2018

No cenário empresarial, é difícil encontrar algum trabalhador que não tenha algum direito suprimido pelo empregador. Infelizmente, algumas empresas insistem em manter uma postura errada perante os empregados. Isso pode ser pela falta de informação ou pela inexistência de cuidado com o assunto. Por este motivo, é importante contar com um advogado trabalhista.

O advogado especializado nesta área do direito visa cuidar não somente das questões dos empregados como também é um profissional indispensável para as empresas. Hoje em dia, é difícil conceber uma organização sem consciência a respeito da necessidade de contar com uma pessoa que tenha amplo conhecimento acerca do direito dos trabalhadores.

A importância de um advogado trabalhista perante uma demissão

Sem dúvidas, uma das situações mais dolorosas pelas quais os trabalhadores passam frequentemente diz respeito à demissão. Quando a empresa decide retirar o trabalhador do seu posto, uma série de providências legais devem ser tomadas por parte da empresa. Mas como o empregado pode saber se o seu direito está sendo garantido? Pois é, esta é uma questão que não somente assusta como também preocupa os trabalhadores. Assim, nada mais eficiente do que contar com o auxílio e a assessoria de um advogado trabalhista.

Infelizmente, muitas pessoas não conhecem os seus direitos laborais o que intensifica situações de abuso por parte das empresas. No que tange à estes abusos, eles podem ser de diversas índoles: ausência de pagamento de horas extraordinárias, acúmulo de função, ausência de pagamento de PLR quando previsto em convenção coletiva, dentre outras questões. Assim sendo, a restrição de conhecimento dos trabalhadores aliada as ações de má fé das empresas pode originar efeitos nocivos aos trabalhadores. Este caso é ainda mais preocupante quando se fala de demissões.

Quando uma pessoa é demitida, ela precisa conhecer seus direitos e certamente, o advogado trabalhista é a pessoa ideal para oferecer tais informações.

A importância do advogado trabalhista para as empresas

Se por um lado as pessoas podem (e devem) consultar advogados especialistas em direito trabalhista no intuito de evitar situações negativas, as empresas precisam contar com o apoio de um advogado para reduzir as chances de cometer erros e com isso aumentar a probabilidade de perda financeira face a uma ação trabalhista. Estas despesas são diminuídas quando a empresa conta com um especialista com amplo knowhow e expertise.

Além do profissional adaptar as ações da empresa aos direitos trabalhistas, a sua presença é fundamental para que os empregados percebam que a organização está comprometida com o seu bem-estar. Assim sendo, confiar a assessoria ao profissional especializado é, sem dúvidas, uma decisão de extrema relevância para as empresas.

Causas de um advogado especializado em Direto Trabalhista

Um advogado que atua na área laboral deve estar pronto para lidar com empresas dos mais variados portes, seja para defender uma pessoa física, seja para orientá-las. Desta forma, o profissional especializado em direito do trabalho está capacitado para assumir uma grande variedade de causas.

Algumas causas recorrentes na área trabalhista são o recebimento pelas horas extraordinárias trabalhadas, rescisões contratuais. O advogado trabalhista também presta serviço na execução de um contrato de trabalho, justa causa, plano de carreira, reenquadramento salarial, danos morais, assédio sexual e moral, equiparação salarial, dentre outras questões pertinentes ao contrato de trabalho.

Tendo em vista as questões tratadas neste artigo, percebe-se que a contratação de um advogado trabalhista é indispensável tanto para pessoas quanto para empresas. Por mais que as pessoas físicas vejam a assessoria do profissional nas organizações como algo indiferente para elas, é importante perceber que isso reduz as chances das empresas atuarem de forma incorreta com os trabalhadores.

Se quiser saber mais informações sobre este e outros assuntos relacionados à área de direito do trabalho, não hesite em entrar em contato conosco através do campo de comentários. Participe!

Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp