Essa ajuda especializada oferece proteção contra diversas questões legais, além de garantir total conformidade com a legislação
Existem milhares de leis no Brasil. Além de esse número estar em constante evolução, muitas das leis já existentes passam por constantes alterações ou revisões. Por conta dessa complexidade, muitas empresas acabam cometendo penalidades que resultam em diversos problemas legais, como multas, acordos malfeitos e até veto de novos contratos.
Uma solução prática para esse problema é contratar um assessor jurídico. Ele trabalha para garantir que cada acordo, contrato ou ação da sua empresa esteja em plena conformidade com a legislação vigente. Nesta matéria, você vai compreender melhor quais são as funções e a importância desse profissional.
Guimarães e Ruggiero Advogados: escritório especializado em assessoria jurídica!
Quais são as funções de um assessor jurídico empresarial?
O assessor previne riscos legais e garante a conformidade com a legislação. Ele analisa e elabora contratos, realiza consultoria para otimizar custos e evitar multas, assim como protege bens pessoais com blindagem patrimonial. Além disso, orienta contratações e demissões, administra questões trabalhistas e negociações com sindicatos. Também oferece suporte em processos judiciais, buscando soluções administrativas para conflitos, e organiza o planejamento societário da empresa.
Como um assessor jurídico empresarial consegue gerenciar riscos?
Um assessor jurídico empresarial gerencia riscos, identificando possíveis problemas legais em contratos, práticas e regulamentações da sua empresa. A prática dele é preventiva, ou seja, ele revisa documentos, assegura a sua conformidade com as leis em questão e até sugere medidas estratégicas para evitar futuros litígios.
Além disso, esse profissional monitora mudanças legislativas constantemente e oferece suporte para decisões informadas, garantindo que a sua empresa minimize riscos operacionais, financeiros e reputacionais, mantendo-se sempre dentro da legalidade.
Qual é a importância do assessor jurídico no planejamento estratégico da empresa?
Cada passo da sua empresa deve ser guiado por quem entende a fundo a legislação vigente. Isso é importante porque, assim, é possível criar contratos que favoreçam a sua marca tanto a curto quanto longo prazo, com proteções para todos os tipos de situações que possam surgir.
Em quais cenários um assessor jurídico ajuda no dia a dia da empresa?
O assessor jurídico contribui em diversas situações, como na elaboração de contratos, resolução de litígios, acompanhamento de execuções em razão da falta de pagamento de algum imposto, compliance trabalhista, negociações com fornecedores e clientes e gestão de riscos gerais.
O que um assessor jurídico analisa para garantir a segurança empresarial?
Um assessor analisa diversos aspectos dos contratos, regulamentações tributárias, riscos trabalhistas, normas de compliance, estratégias de blindagem patrimonial, e a conformidade total com as legislações vigentes, protegendo a sua empresa de problemas futuros.
Quais são as vantagens de ter um assessor jurídico interno ou terceirizado?
Você já viu como é importante ter um assessor jurídico. Mas agora surge uma dúvida: é mais benéfico ter um profissional interno ou um terceirizado? Bom, cada um deles tem suas vantagens, como destacaremos a seguir.
Interno
- Com o advogado constantemente na empresa, a resolução de possíveis conflitos é imediata;
- A integração do profissional permite um maior conhecimento sobre a sua empresa, o que ajuda na tomada de decisões legais;
- Juntando as duas vantagens acima, um profissional integrado e que conhece a empresa dispensa estudos sobre o seu caso antes de agir, pois já sabe o que fazer de imediato.
Terceirizado
- Manter um departamento jurídico pode exigir um investimento alto, principalmente em razão dos encargos.
- Caso o seu advogado precise se ausentar por motivos pessoais, um substituto é rapidamente acionado;
- Ter uma equipe legal multidisciplinar cobre várias áreas jurídicas, garantindo proteções mais especializadas.
Como escolher o assessor jurídico ideal para a sua empresa?
Para escolher o assessor jurídico perfeito, avalie sua experiência no setor, sua especialização nas áreas relevantes e a capacidade de oferecer soluções personalizadas. Priorize profissionais proativos, com atendimento ágil e boa reputação no mercado. Analise também o custo-benefício e a transparência contratual, para garantir uma parceria que atenda às necessidades específicas da sua empresa.
Agende uma reunião e conheça um pouco mais do escritório Guimarães & Ruggiero Advogados.
Fontes: