Fale conosco pelo WhatsApp

Advogado trabalhista online — Tire suas dúvidas

Martelo de juri ao lado de miniaturas de pessoas
23dez, 2021

Entenda como um contato online com um escritório advocatício pode trazer benefícios para você

Os brasileiros têm cada vez mais procurado pelos serviços de um advogado trabalhista online. Seja para tirar dúvidas ou contratar um serviço, fato é que buscar por ajuda profissional na internet é um atalho que facilita muito a vida das pessoas.

Se hoje já é possível fazer uma consulta médica sem sair de casa, com ajuda da telemedicina, também é natural que o advogado trabalhista online seja uma realidade cada vez mais comum e acessível.

A internet vem facilitando a conexão entre especialistas de todos os ramos do direito com potenciais clientes, criando uma ponte que universaliza o acesso ao serviço de um profissional do direito.

Neste artigo, você vai entender melhor quais são as questões em que o advogado trabalhista online pode te atender e quando é uma boa ideia recorrer a esse tipo de serviço.

Como funciona o serviço de advogado trabalhista online?

Em primeiro lugar, é preciso entender quais são os canais de comunicação que um escritório de advocacia pode dispor para resolver problemas jurídicos de maneira remota, prática e eficaz.

Existem canais de suporte, com sistemas que permitem que o cliente forneça algumas informações de contato, somadas a uma breve descrição do problema. Neste momento, é de fundamental importância que o problema seja descrito de maneira clara e objetiva, de modo que o atendimento recebido seja rápido e assertivo.

Neste sentido, o procedimento para ingressar com uma ação trabalhista é totalmente online, sendo que os documentos devem ser enviados digitalmente através da plataforma disponibilizada pelo advogado trabalhista online.

Ademais, em muitas localidades já vigora o juízo 100% digital, ou seja, o advogado contratado realiza a opção para que o seu processo ocorra de forma 100% digital, inclusive a realização das audiências, de modo que é possível que toda a tramitação do caso (contato com o advogado, distribuição do processo, realização de audiência, etc) seja realizada de forma online.

Assim, em casos de surgimento de dúvidas sobre como mover uma ação judicial, o advogado trabalhista online estará à disposição para elucidar dúvidas, por meio de mídias simples, como WhatsApp e e-mail.

Dúvidas recorrentes relativas ao direito trabalhista

As relações empregatícias no Brasil trazem, frequentemente, danos e problemas a trabalhadores. Em razão disso, o advogado trabalhista online fica a postos para esclarecer os principais pontos dos direitos e deveres de seus clientes.

Um dos problemas mais frequentes é relativo à demissão sem justa causa. O empregado dispensado neste cenário possui direito ao recebimento de:

  • Saldo salarial;
  • Aviso prévio;
  • Férias proporcionais, vencidas ou em dobro + 1/3;
  • Décimo terceiro proporcional;
  • Saque do FGTS acrescido de multa de 40%.

Além isso, o trabalhador demitido sem a justa causa terá direito ao recebimento do seguro-desemprego, desde que sejam preenchidos os requisitos legais — em geral, estar trabalhando há pelo menos um ano na mesma empresa. As parcelas desse benefício são distribuídas de maneira proporcional, auxiliando o desempregado em suas contas até sua recolocação no mercado.

Além dos direitos acima elencados, há outras obrigações que muitas vezes não são honradas pelos empregadores e são motivo de bastante dúvidas, como o pagamento de horas extras durante o trabalho realizado em casa (home office), doença do trabalho adquirida no trabalho realizado em casa, dano moral em razão de assédio moral, etc.

Há ainda mulheres que contatam o profissional do direito de maneira online para entenderem melhor sobre seus direitos enquanto funcionárias grávidas. A estabilidade gestante é provisória e impede que a empresa dispense a trabalhadora, salvo em justa causa, a partir do momento da confirmação da gravidez até o quinto mês subsequente ao parto. Se a lei trabalhista não for respeitada, a trabalhadora possui direito a uma indenização.

Trabalhadores Bancários têm utilizado esse tipo de serviço para entender melhor os direitos relacionados a sétima e oitava hora extra, hora extra para cargos em que não há necessidade de registrar o ponto, assédio moral, doenças do trabalho, trabalho remoto, etc

Outra demanda requisitada com frequência é relacionada aos direitos de quem sofre um acidente de trabalho.

Não é somente o advogado trabalhista online que comumente pode ser contatado por potenciais clientes para esclarecimento de dúvidas e ajuizamento de ações. Todas as esferas do direito já contam com a digitalização de processos, facilitando o caminho para a luta por seus direitos. Nos envie uma mensagem e entenda mais sobre o nosso suporte digital.

Fontes:

JusBrasil.

Precisa de ajuda para solucionar seu problema?

Entre em contato e saiba mais

(11) 94142-0980