Advogado especialista em direito imobiliário

O advogado especialista em direito imobiliário é um profissional que pode auxiliar o cliente na realização ou arrependimento das transações envolvendo imóveis, seja compra e venda, doação, locação de imóveis residenciais e comerciais, posse e usucapião.

A contratação de um advogado especialista em direito imobiliário é importante para que o cliente tenha mais segurança na transação, visto que se trata de uma responsabilidade financeira de longo prazo.

A seguir conheça as particularidades do direito imobiliário e a importância de contar com um advogado especialista em direito imobiliário.

O que é o direito imobiliário?

O direito imobiliário tem relação com os diferentes tipos de transações envolvendo imóveis, como compra e venda, locação de imóveis residenciais e comerciais, doação, cobrança condominial, rescisão contratual e outras.

Verifica-se assim que o direito imobiliário é mais amplo do que apenas a análise de um contrato de compra ou locação.

Para que as questões imobiliárias sejam solucionadas com qualidade, o advogado especialista em direito imobiliário precisa ter conhecimentos diversos que incluem direito contratual, direito notarial, responsabilidade civil, direito de família, direito do consumidor, entre outros.

Portanto, o advogado especialista em direito imobiliário é um profissional que deve ter uma visão abrangente sobre a área, contribuindo realmente para que o cliente consiga fazer valer seus direitos legais.

Quando contratar um advogado especialista em direito imobiliário?

A seguir apresentamos diferentes demandas que podem ser atendidas por um advogado especialista em direito imobiliário que justifica a contratação desse profissional caso haja uma ocorrência que se assemelhe às situações apresentadas.

Compra e venda de imóvel

Uma das atuações mais comuns do advogado especializado em direito imobiliário é em processos de compra e venda de imóveis, podendo auxiliar em um aspecto específico do processo ou dando suporte em todas as etapas da transação. Entre as funções desempenhadas incluem-se:

• Análise da documentação do imóvel incluindo o registro;
• Promessa de compra e venda;
• Suporte aos compradores ou vendedores;
• Escritura de compra e venda;
• Ajuizamento contra construtoras para rescisão ou resilição contratual;
• Desistência e arrependimento na compra de imóvel novo;
• Descumprimento contratual;
• Atraso na entrega de obra;
• Inadimplemento imobiliário;
• Restituição das quantias pagas;
• Responsabilidade civil por defeitos da obra, e
• Indenizações.

Verifica-se, portanto, uma ampla utilização dos serviços prestados pelo advogado especialista em direito imobiliário nas diferentes etapas da aquisição ou compra de um imóvel, inclusive posteriormente quando aparentemente o processo já está finalizado.

Locação

O advogado para contrato de aluguel pode beneficiar tanto o locatário quando o locador nesse processo. O profissional terá atribuições relacionadas à redação do contrato de maneira clara e objetiva.

Além disso, o profissional pode ser solicitado para eventuais aplicações das cláusulas previstas, como despejo, cobrança, danos no imóvel, problemas estruturais na residência ou outros.

Registro de imóveis

Apesar das obrigações legais, não é difícil encontrar imóveis sem registros corretos, o que torna a compra menos segura. Assim, o advogado especialista em direito imobiliário pode atuar no sentido de regularizar a posse do imóvel.

Relações condominiais

Um aspecto crítico após a entrega do imóvel são as relações condominiais. A assessoria de um advogado para o condomínio ou moradores é importante para assegurar que as convenções e regulamentos internos estejam de acordo com a lei e as boas práticas.

O profissional também pode prestar consultoria em reuniões condominiais para que a execução do regimento seja corretamente realizada.

Regularização de imóveis em inventários e divórcios

Quando o imóvel pertence ao acervo hereditário, ou seja, em processo de inventário ou quando é partilhado após um divórcio é fundamental, a assessoria de um escritório de advocacia para regularização da questão e divisão correta do bem.

Distratos imobiliários

Refere-se aos casos nos quais o comprador adquiriu o imóvel na planta, mas questões posteriores o impedem de manter a compra, sendo necessária uma revisão do contrato para verificar a possibilidade de desistência e devolução dos valores.

Usucapião Extrajudicial

Procedimento realizado no cartório com a finalidade de se obter a usucapião de bens imóveis com maior rapidez.
Portanto, são várias as situações nas quais a contratação de um advogado especialista em direito imobiliário pode contribuir para que o cliente tenha mais tranquilidade nas transações imobiliárias, assegurando seus deveres e também seus direitos.

Posts relacionados

Revisão da vida inteira
Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (Tema 999 – julgado em 11/12/2019), fixou o entendimento pela possibilidade de aplicação da tese da revisão da vida inteira, que consiste em recalcular a média salarial, considerando todos os salári…

Inventário extrajudicial: Você precisa de um advogado
A perda de um ente querido é um momento que requer a realização de vários procedimentos complexos, tanto do ponto de vista psicológico quanto do burocrático. Neste último, um dos processos que devem ser iniciados é o do inventário extrajudic…

Advogado para Empresa: Por que contratar?
O capital humano é considerado um dos ativos mais importantes de uma empresa. Por isso, na hora de contratar os colaboradores os empresários se concentram nas áreas tidas como mais estratégicas. Para acertar no contrato e todas as suas peculiarid…