abr. 25

Quais as vantagens de contratar uma consultoria trabalhista preventiva?

Tags:




benefícios da consultoria trabalhista preventivaO Brasil é conhecido por ser um país com um grande emaranhado de leis, principalmente na área trabalhista, na qual devem ser consideradas todas as garantias previstas na CLT, além de convenções coletivas e acordos coletivos para cada categoria, normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho, bem como Portarias expedidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, , entre muitas outras, o que torna fundamental para o bom funcionamento de uma empresa a consultoria trabalhista preventiva.

A consultoria trabalhista preventiva consiste em uma assessoria jurídica permanente que permite ao empresário ter mais tranquilidade na condução do negócio, reduzindo os riscos jurídicos, que ficam sob responsabilidade de um escritório de advocacia de confiança, enquanto o empreendedor tem tempo e disposição para se dedicar ao crescimento e desenvolvimento da empresa.

Com uma equipe responsável pelas questões legais do negócio, haverá ainda mais segurança financeira para a empresa e para os empregados.

Quais as vantagens da consultoria trabalhista preventiva?

Existem diversos benefícios possíveis ao empresário que opta por uma assessoria jurídica permanente, evitando gastos não programados, segurança legal e tranquilidade ao empresário.

Veja quais são as principais vantagens desse investimento e porque cada vez mais empresas têm optado por uma segurança jurídica continuada:

Financeiro: na questão financeira, a consultoria trabalhista preventiva irá auxiliar a empresa a evitar que sejam necessários gastos jurídicos futuros devido a irregularidades trabalhistas.

O advogado irá atuar de forma a identificar se existe no cotidiano da empresa alguma prática que viole os direitos trabalhistas dos empregados e reverter essa situação, evitando que haja razões para um processo trabalhista caso o contrato de trabalho venha a ser interrompido.

Relação empresa-funcionário: ao contar com uma assessoria jurídica a empresa também oferece mais segurança aos próprios empregados, que terão mais garantias de que os direitos trabalhistas serão respeitados.

Essa segurança oferecida ao trabalhador tem como benefício uma relação mais saudável entre as partes, além de melhorias na qualidade de vida e satisfação profissional, que são revertidas em produtividade, estabilidade e crescimento mútuo.

Segurança contratual: os contratos de trabalho também serão formulados e analisados pelo escritório de advocacia responsável, garantindo que todas as prerrogativas de ambas as partes sejam cumpridas e assegurando que a empresa não venha a encontrar problemas legais futuros relacionados aos contratos de trabalho.

Onde encontrar uma assessoria jurídica?

O empresário deve buscar por uma consultoria trabalhista preventiva que seja comprometida com a empresa e com a qualidade do atendimento às demandas que possam surgir, respeitando os prazos estipulados e ajudando no esclarecimento de dúvidas que possam afetar tanto o empresário quanto o setor de RH da empresa.

É importante buscar por um escritório de advocacia que já tenha experiência em assessoria jurídica e, portanto, esteja atualizado nas questões trabalhistas em voga.

O empresário também deve buscar por um profissional que se disponha a conhecer as particularidades da área de atuação da empresa, conhecendo os acordos sindicais e os direitos e deveres do empregador.

Com a consultoria trabalhista preventiva o empresário terá mais segurança na condução do negócio e menos riscos de enfrentar processos trabalhistas futuros, diminuindo gastos inesperados.