mar. 21

6 vantagens da advocacia preventiva

Tags:




advocacia preventivaO atual cenário econômico brasileiro faz com que muitas empresas se preocupem com as questões jurídicas internas.

Como grande parte das pequenas e médias empresas não possui uma assessoria jurídica, muitas se preocupam que problemas trabalhistas possam resultar em mais dificuldades para um momento já instável.

Conheça quais são as principais vantagens da advocacia preventiva e porque investir nessa segurança adicional para a empresa.

Redução de riscos jurídicos

A principal função da advocacia preventiva é oferecer segurança jurídica à empresa para que os esforços possam ser direcionados ao crescimento financeiro da organização.

A assessoria jurídica realiza um constante acompanhamento dos contratos e das questões trabalhistas, garantindo que a empresa siga todas as leis na instância trabalhista, o que evita futuros processos de reclamações trabalhistas por parte dos funcionários.

Redução de custos

Devido à segurança proporcionada na área jurídica, a empresa possui uma grande redução de custos nas áreas trabalhista e contratual, que pode se dar tanto em processos que são evitados quanto na condução diária do negócio, com menores taxas em contratos e diminuição dos riscos de acordos dúbios.

Também são reduzidos os riscos de ajuizamento contra a empresa, sejam eles judiciais ou extrajudiciais.

Auxílio na elaboração de contratos

O auxílio de um advogado na elaboração de contratos, tanto de trabalho quanto de negócios, é fundamental para proporcionar mais segurança ao negócio, considerando fatores de curto e longo prazo.

O advogado, com uma atuação proativa, ficará responsável por rever todos os contratos que forem firmados pela empresa e também aqueles que já estão em vigor.

Crescimento da empresa

A segurança jurídica proporcionada pela advocacia preventiva faz com que o empresário possa se concentrar nos fatores que são mais essenciais para a empresa.

Enganam-se aqueles que pensam que apenas grandes companhias precisam desse tipo de assessoria, o pequeno/médio empresário possui diversas oportunidades de crescimento do negócio, pois:

  • Evita prejuízos causados por contratos mal firmados;
  • Previne eventuais ações trabalhistas;
  • Impede atos lesivos à gestão que prejudiquem o empreendimento.

Relações trabalhistas mais saudáveis

Além de todas as vantagens diretamente relacionadas ao lucro do empresário, a advocacia preventiva também oferece vantagens aos trabalhadores.

Uma vez que a empresa, com a assessoria jurídica adequada, terá um acompanhamento de quais são os direitos dos funcionários e irá cumpri-los de acordo com a legislação vigente, assegurando o acesso dos colaboradores aos direitos devidos e evitando futuras reclamações judiciais ou extrajudiciais.

Qual é o custo da advocacia preventiva?

A advocacia preventiva oferece diversos benefícios aos empresários e ao negócio e tem como uma grande vantagem o fato de que não representa um alto custo para a empresa.

A assessoria jurídica mensal não representa um vínculo empregatício, não gerando despesas com encargos trabalhistas. A assessoria é um contrato firmado entre duas pessoas jurídicas e prevê diversas garantias ao empresário.