Fale conosco pelo WhatsApp

Como funciona a Assessoria Trabalhista?

Mãos de homem digitando no notebook
09abr, 2021

O profissional  irá atuar na prevenção, evitando que possíveis processos trabalhistas sejam movidos contra a empresa

Muitas empresas buscam apenas por um respaldo jurídico quando acontece algum problema que precisa ser remediado. Contudo, para evitar que a empresa chegue a esse ponto, o mais importante é ter a ajuda de uma assessoria trabalhista de forma constante.

Essa assessoria será essencial para equilibrar as finanças e prevenir contra processos trabalhistas, multas e indenizações. Além de ajudar com todos os direitos dos trabalhadores, tributações, terceirização de regime laboral, prestadores de serviços, entre outras particularidades para que tudo esteja organizado e evite futuros problemas jurídicos.

Mas antes de entender a importância da assessoria trabalhista e os seus benefícios, é preciso entender o que é e como ela funciona. Veja a seguir.

O que é e como funciona a assessoria trabalhista?

A assessoria trabalhista atua lado a lado com a empresa, ajudando em questões técnicas e jurídicas das relações trabalhistas firmadas com todos os colaboradores.

O principal objetivo dessa assessoria é oferecer todo o suporte técnico e jurídico à empresa, facilitando e trazendo toda a segurança e tranquilidade para que as normas sejam seguidas conforme as leis trabalhistas, já que ela é extremamente extensa e complexa.

A assessoria trabalhista surgiu com o objetivo de suprir as demandas dentro da empresa, de modo a administrar e estruturar toda a parte burocrática de contratação, demissão e rescisão contratual, procedimentos internos, orientações sobre legislação trabalhista em regime CLT, benefícios e finanças referente a folha de pagamento e pró-labore dos trabalhadores.

Quando uma assessoria é iniciada dentro da empresa ela irá buscar por todos os processos, para minimizar e suprir potenciais problemas. Além de analisar todos os contratos trabalhistas vigentes, procedimentos internos relacionados aos colaboradores, prestadores de serviços, condições estruturais do ambiente de trabalho, análise de convenção coletiva e adequação dos procedimentos internos.

Só após essas informações coletadas será possível entender quais são as prioridades da empresa para que elas sejam reestruturadas e melhoradas.

É preciso entender que a assessoria trabalhista ajuda não só a reverter problemas legais já enfrentados, mas também evita que novos processos sejam abertos e irregularidades aconteçam.

Quando a assessoria trabalhista é recomendada?

A assessoria trabalhista é indicada para empresas de pequeno, médio e grande porte que não contêm com um departamento jurídico interno, deixando que essa função seja acumulada, e muitas vezes prejudicada, aumentando as chances do descumprimento das normas trabalhistas e levando a possíveis processos jurídicos.

Vale ressaltar que esse tipo de assessoria é fundamental para as situações já citadas, uma vez que ela conta com profissionais especializados e capacitados para esse tipo de estruturação.

Benefícios da assessoria trabalhista contínua

Devido à complexidade das leis trabalhistas, mesmo a empresa tendo um advogado trabalhista competente dentro do departamento, contar com a assessoria trabalhista complementar é muito importante para que a empresa se mantenha atualizada sobre todas as obrigações legais.

Desta forma, contar com uma equipe especializada assessorando e dando todo o apoio jurídico, traz diversos benefícios e vantagens para a empresa, tais como:

  • Prevenção contra perdas financeiras;
  • Maior segurança jurídica;
  • Fortalecimento da competitividade da empresa;
  • Otimização de processos;
  • Economia de dinheiro com processos trabalhistas;
  • Prevenção contra ações trabalhistas;
  • Colaboradores mais satisfeitos e comprometidos.

É preciso que a empresa tenha  a iniciativa para que as primeiras providências sejam tomadas quanto antes, já que conhecê-las a fundo e entendê-las são medidas essenciais para entender quais são as principais prioridades que a empresa precisa tomar para deixar todos os processos organizados.

A assessoria trabalhista ajuda não apenas a reverter problemas legais e judiciais já enfrentados, mas também evitar irregularidades e novos processos, ajudando que a empresa cresça com maior segurança, tranquilidade e com um relacionamento estável e tranquilo com seus colaboradores.

Fontes:

GR Advogados – Escritório de Advocacia

Jus Brasil

Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp