escritório de advocaciaO contrato de trabalho por prazo determinado é aquele em que a data e início e término são acordadas previamente entre o trabalhador e o empregador, sendo que o empregador deve proceder às anotações pertinentes na Carteira de Trabalho do funcionário.

É importante destacar que, para que este tipo de contrato tenha validade, é necessário que haja previsão na Consolidação das Leis do Trabalho ou em Leis Extravagantes, como é o caso do atleta profissional de futebol.

Nesta modalidade de contrato também há o cômputo do tempo de serviço para fins previdenciários, inclusive contagem de tempo de aposentadoria.

A duração máxima que um contrato de trabalho por prazo determinado pode atingir é de 2 (dois anos). Dentro desse período, as partes podem prorrogar uma única vez, desde que não ultrapasse o tempo máximo permitido em lei.

Após atingidos os dois anos, ou se o contrato não for prorrogado, o empregador deverá aguardar o prazo de 6 (seis) meses para recontratar o funcionário.

Se o limite temporal de dois anos for ultrapassado, ou se o empregador contratar o funcionário antes do prazo de seis meses contados do fim da vigência da última contratação, o contrato passará automaticamente a ser considerado por prazo indeterminado.

Quanto aos direitos do empregado contratado por prazo determinado, são basicamente:

a) Anotação em CTPS;
b) Remuneração justa, ou seja, equivalente aos funcionários de mesma função na empresa;
c) 13º salário na forma da lei;
d) Férias acrescidas do terço constitucional;
e) FGTS depositado à base de 2% (dois por cento);
f) Demais direitos do trabalhador comum, como descanso semanal remunerado, horas extras, adicional noturno, etc.

Caso algum direito trabalhista seja desrespeitado, inclusive em contratos por prazo determinado, o trabalhador pode buscar um escritório de advocacia e ajuizar uma ação trabalhista.

Posts relacionados

Entenda como funciona a reclamação trabalhista
Muitas pessoas buscam saber como funciona a reclamação trabalhista de olho em uma possível reparação após se sentirem lesadas, de alguma forma, por uma empresa com quem possuíam vínculo empregatício. Dentro da extensa área de direito trabal…

Direito trabalhista: Assessoria Jurídica Trabalhista em tempos de crise
Estar atento a todos os detalhes do direito trabalhista é um cuidado que deve estar sempre entre as prioridades de todas as empresas, de modo a evitar futuras dores de cabeça com passivos trabalhistas e outras dúvidas relacionadas às obrigações…

Verbas Rescisórias na Pandemia (COVID-19)
Diante do atual cenário nunca vivenciado pelos brasileiros, com a pandemia e, consequentemente, o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, muitos trabalhadores têm dúvidas quanto às verbas a serem pagas pelas empresas em cas…