jan 19

Conheça os benefícios de se ter uma assessoria jurídica na hora de abrir seu negócio

Tags:

Abrir uma empresa no Brasil pode ser uma tarefa árdua, principalmente para os novos empreendedores que desconhecem ou conhecem pouco a legislação nacional.

Devido à grande quantidade de responsabilidades iniciais, a contratação de uma assessoria jurídica mostra-se como a alternativa com melhor custo-benefício para essa fase.

A assessoria jurídica consiste em um trabalho contínuo prestado por um escritório de advocacia, garantindo a legalidade de vários aspectos da abertura e primeiros passos de um empreendimento.

A solução se apresenta como uma alternativa a contratação de um advogado sempre que houver a necessidade de uma consulta jurídica.

Com a assessoria permanente, o empresário tem tempo livre para focar em seu empreendimento, e minimizar possíveis prejuízos futuros, em razão da inobservância da legislação por desconhecimento.

O contrato de assessoria jurídica pode durar o tempo necessário, ou seja, apenas na fase inicial qual seja, a abertura do negócio, como também acompanhamento pelos primeiros meses de funcionamento ou até mesmo permanente, dependendo da demanda empresarial.

Conheça os benefícios de se ter uma assessoria jurídica na hora de abrir seu negócio

Quais os benefícios da assessoria jurídica?

A assessoria jurídica oferece uma série de benefícios, tanto para empresas consolidadas no mercado como para os novos empresários que pretendem inserir-se no mercado.

A abertura de um empreendimento exige uma série de procedimentos que podem ser auxiliados pelo advogado.

Alguns dos benefícios de contratar uma assessoria jurídica são:

Auxílio e informações corretas sobre as exigências legais a serem cumpridas, tais como: alvará de funcionamento, licenças específicas da área de atuação etc.;

Assessoria na elaboração de contratos, tanto com os prestadores de serviços, bem como com possíveis fornecedores e parceiros;

Elaboração de contrato de trabalho e informações sobre as exigências legais de acordo com a categoria vigente, com enquadramento específico de acordo com a Convenção Coletiva; observância das normas de segurança e medicina do trabalho, eliminação de riscos da atividade (percentual do Seguro de Acidente do Trabalho); orientação no preenchimento do Comunicado de Acidente de Trabalho;

Informações e procedimentos legais necessários para a regularização do direito societário com contratos que estipulem corretamente os deveres e direitos das partes, impedindo que haja uma sociedade irregular que inviabilize o crescimento do negócio;

São diversos os benefícios possíveis com a contratação de uma assessoria jurídica já no início do negócio. A correção posterior ou tardia desses dados pode acarretar em prejuízos para a empresa, como o pagamento de multas, inviabilização de uma expansão, entre outras situações danosas à companhia.

Ao optar por uma assessoria jurídica, o empresário terá tempo para focar no que é necessário para garantir o seu lucro, bem como minimizar prejuízos.