fev 7

Conheça mais sobre a Reclamação Trabalhista

Tags:

Reclamação TrabalhistaÉ muito comum, hoje em dia, trabalhadores irem atrás dos seus direitos por se sentirem prejudicados e violados pelas empresas contratantes.

Mas, é importante que saiba que para reivindicar seus direitos e ingressar com uma reclamação trabalhista, será preciso existir um contrato de trabalho ou, ao menos, a relação de emprego.

Quando há um contrato de trabalho, todos os direitos, normas ou regras estarão presentes lá.

Assim, é possível saber quais são as responsabilidades do empregado, como também, do empregador. Sendo que, é fundamental que ambas as partes cumpram suas obrigações e responsabilidades para que não ocorra maus entendimentos e futuras complicações.

Vale lembrar a importância de consultar advogados especializados na área trabalhista a fim de analisar e interpretar as condições do contrato de trabalho.

Em via de regra, as questões envolvendo a relação de trabalho são resolvidas na Justiça do Trabalho. Ou seja, é a Justiça do Trabalho quem avalia, julga e determina o que acontecerá com o futuro do empregado.

Em geral, são os empregados que procuram a reclamação trabalhista, mas as empresas também podem fazer.

A reclamação escrita é a mais comum, pois há o auxílio e apoio de um advogado trabalhista conhecedor das regras e das técnicas e pode ajudá-lo da melhor forma possível.

Como a Reclamação Trabalhista é realizada?

Em primeiro lugar, se você está com dúvidas e acredita que está sendo prejudicado, é preciso entrar em contato com um advogado trabalhista.

A partir de uma conversa e entrevista, o advogado busca todas as informações possíveis a respeito do seu cliente, assim como, todos os detalhes que estiverem presentes no contrato, tais como:

  • Data de admissão e demissão
  • Salário e comissões
  • Jornada de trabalho
  • Faltas e advertências
  • Entre outros fatores que forem ligados à relação de emprego

Assim, o advogado trabalhista pode analisar e entender o seu caso para ingressar com uma reclamação trabalhista e ir em busca de todos os seus direitos, por meio de todas as provas em direito admitidas.