abr. 24

As vantagens de contratar um advogado especialista na defesa de bancário

Tags:




As vantagens de contratar um advogado especialista na defesa de bancário

A legislação trabalhista que se refere aos direitos da categoria dos bancários possui diversas particularidades que fazem com que seja necessário conhecer detalhadamente as leis e prerrogativas legais antes de iniciar um processo trabalhista.

Nesses casos, o profissional mais indicado para acompanhar o caso é um advogado para bancário.

O advogado para bancário é especialista na legislação referente à área, o que inclui, além da CLT, as diversas disposições presentes nas convenções coletivas de trabalho da categoria.

As determinações sobre o direito trabalhista dos bancários estão expostas principalmente na CLT, nos artigos 224, 225 e 226 e seus parágrafos.

Mas também existem algumas súmulas que o Tribunal Superior do Trabalho vem editando ao longo dos anos.

Com tantas fontes que tratam da relação do trabalhador com os bancos, é necessário conhecer a padronização da jurisprudência em relação a questões mais polêmicas, como o cargo de confiança, até temas mais corriqueiros da categoria.

Quais as vantagens de contratar um advogado para bancário?

Devido aos diversos locais nos quais estão dispostos os direitos dos trabalhadores de banco, é necessário que o advogado que atende esses profissionais tenha conhecimento sobre essas várias disposições, além de conhecer os precedentes, que podem abrir brechas legais para a reclamação trabalhista.

Entre as vantagens de contratar um advogado para bancário especialista na categoria, pode-se destacar:

  • Atendimento mais adequado com a realidade do trabalhador e facilidade no diálogo entre advogado e cliente;
  • Conhecimento prévio do profissional sobre as queixas do bancário, facilitando o esclarecimento de dúvidas e encaminhamento inicial do caso;
  • Maior personalização do processo trabalhista, com uma argumentação com conhecimento de caso por parte do advogado responsável pela peça processual;
  • Devido ao conhecimento prévio da legislação referente à área, o advogado precisa de menos tempo para preparar a peça inicial do processo, podendo acionar a Justiça em um espaço menor de tempo;
  • Conhecimento relacionado aos processos trabalhistas de bancários anteriores e à jurisprudência adotada para o caso, sendo possível identificar e apontar no processo os precedentes que possam beneficiar a causa do trabalhador;
  • Conhecimento do advogado em relação às convenções coletivas da categoria e as práticas mais comuns de cada banco;
  • Mais segurança para o cliente ao contratar um profissional que tem experiência no tema e poderá dar suporte mais adequado desde o atendimento.

Essas diversas razões permitem que o advogado para bancário seja o profissional mais qualificado para conduzir um processo trabalhista para bancário.

Caso acredite que seus direitos trabalhistas estejam sendo violados pela instituição financeira empregadora, procure ajuda de um advogado especializado.