abr. 22

Adicional Noturno: Saiba mais sobre esse direito do trabalhador

Tags:




Adicional noturnoTodos os trabalhadores que exercem suas atividades ou fazem horas extras após as 22h, devem receber o adicional noturno pelas empresas.

O Adicional Noturno é um direito oferecido para todos os funcionários que encontram-se ou desempenham suas funções nessas condições.

Ou seja, sempre que o horário de trabalho se estender após as 22h ou for realizado a partir desse momento até às 5h do outro dia, o empregado terá direito a um acréscimo em sua remuneração. Dessa forma, deve haver compensação dessas horas adicionais.

Vale lembrar que o adicional noturno possui um valor superior em relação ao trabalho diurno, de pelo menos 20% e, por essa razão, muitos profissionais preferem ou acabam trabalhando à noite.

Como funciona as horas do adicional noturno?

Além disso, a hora do trabalho noturno corresponde a 52 minutos e 30 segundos e não 60 minutos, sendo que o acréscimo deverá ser realizado a partir de todas as horas que o funcionário trabalhou.

Segundo legislação, o pagamento deste direito trabalhista deve ser detalhado formalmente na folha de pagamento e recibo de salários como forma de comprovação.

Caso o contratante não formalize esse acréscimo ou se o trabalhador não receber pelas horas trabalhadas, consulte um advogado especializado em direito do trabalho para solucionar essa questão.

Outro fator importante é que menores de 18 anos não podem realizar trabalho noturno, pois é proibido perante o artigo 404 da CLT.

Dessa forma, quando houver irregularidades, é a partir de todo conhecimento e experiência que a advocacia trabalhista age para resolver o caso do cliente e faz com que a empresa pague pelo adicional noturno e cumpra corretamente a lei.